RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Diocesse adere a movimento por mais investimento na saúde

O prazo para entregar as assinaturas no Congresso Nacional foi prorrogado até 31 de março do próximo ano

Por Arthur Freire
22/11/2012 • 08h07
Compartilhar

A Diocese de Três Lagoas está participando da mobilização nacional promovida por diversas entidades que estão fazendo um abaixo-assinado, reivindicando que 10% do Orçamento da União sejam destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa das entidades tem o objetivo de arrecadar 1,4 milhão de assinaturas em todo o Brasil e, posteriormente, encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular que determine que 10% das receitas da União sejam destinadas ao SUS.

De acordo com o bispo da Diocese de Três Lagoas, Dom José Moreira Bastos, a Confederação Nacional dos Bispos (CNB) também aderiu ao movimento, já que é baixo o financiamento destinado à saúde pública no país. Atualmente, 120 milhões de brasileiros dependem exclusivamente dos serviços prestados pelo SUS. “Um exemplo que podemos citar é essa situação envolvendo o Hospital Auxiliadora. É preciso haver mais investimento por parte do governo federal”, destacou.

Dom Moreira disse que orientou os padres para que façam um trabalho na porta das igrejas, a fim de mobilizar a sociedade para participar desse abaixo- assinado. “É simples, é só preencher o papel, com o nome, endereço e número do documento de identidade. Isso pode ser feito nas igrejas ou através de um formulário, que pode ser impresso, disponível na internet”, explicou.

Para o bispo, é importante que a população participe e acredite no resultado de atos como esse. Ele disse que a Lei da Ficha Limpa, por exemplo, partiu de iniciativa popular. “Muitos candidatos não conseguiram pleitear suas candidaturas neste ano em razão dessa lei. Vários inclusive, não estão conseguindo tomar posse por esse motivo. Por isso, é importante acreditar nesses abaixo-assinados”, frisou Dom Moreira.

O prazo para entregar as assinaturas no Congresso Nacional foi prorrogado até 31 de março do próximo ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas