RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Diretor e secretário são ouvidos por Comissão de Investigação

Objetivo é apurar novos fatos referente à denúncia de desuso dos ônibus, conhecidos como 'amarelinho'

Por Da redação
27/05/2019 • 13h30
Compartilhar

Na manhã desta segunda-feira (27), a Comissão de Investigação da Câmara  de Três Lagoas, formada pelos vereadores Luiz Akira (presidente), apóstolo Ivanildo (membro) e Davis Martinelli (relator) ouviu o diretor do Departamento de Controle de Frota e Manutenção, Rogério Martins do Nascimento e o secretário de Administração, Gilmar Tabone, com o objetivo de apurar novos fatos, referente à denúncia de desuso dos ônibus, conhecidos como "amarelinhos".

A CI foi criada para apurar, a partir de publicações em redes sociais, eventual ato antieconômico e ineficiência administrativa, pelo desuso de ônibus, da Prefeitura de Três Lagoas, que estão se tornando sucata, enquanto se gasta milhões para a contratação de empresa de transporte.

Primeiro a ser ouvido, Rogério respondeu a questionamentos dos vereadores Davis Martinelli e apóstolo Ivanildo sobre a situação dos veículos no pátio do DOS; a manutenção e orçamento; contratação de empresa terceirizada, entre outras coisas.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vereador Davis Martinelli fez questionamentos sobre o porquê os ônibus ficaram estacionados no DOS, se ele tinha conhecimento sobre orçamento; checklist, mas principalmente sobre o estado dos veículos, o que foi feito.

Rogério ponderou sobre a permanência dos veículos no DOS, ser anterior a período que ele assumiu como diretor, que havia 15 ônibus e a maioria não oferecia condições de segurança para o transporte de alunos (sem cinto de segurança, banco rasgado, sem macaco, chave de roda, as portas não fechavam), não tendo a menor condição de uso.

Ele fez questão de enfatizar também que ao assumir a função, todos os responsáveis pelos veículos, incluindo representantes da Secretaria Municipal de Educação, procuraram cuidar dos veículos, viabilizando orçamentos para manutenção e regularizando a documentação.

Quanto aos veículos em uso, Rogério finalizou confirmando que os veículos ficaram em condições de uso, a partir de 18 de fevereiro, deste ano. Atualmente, há 5 ônibus rodando e os outros estão no pátio. Deste total,  alguns são veículos reservas, caso seja necessário substituir por algum que está rodando.

O secretário de administração, Gilmar Tabone, foi ouvido pelos vereadores, na sequência.

As perguntas do relator e membro foram, novamente, sobre a situação dos veículos, orçamento e terceirização. O objetivo dos parlamentares foi entender detalhes e apurar melhor as informações já apontadas nos relatórios encaminhados pela administração municipal.

Foi questionado ainda quantos alunos da área rural dependem do transporte para chegar as escolas, quantos ônibus servem a área rural.

O secretário fez questão de enfatizar que a atual administração encontrou os Amarelinhos, já no pátio do DOS, sem nenhuma condição de uso e ainda rodando sem documentação, além de não ter reservatório de Arla.

Outra informação repassada pelo secretário, que chamou atenção dos vereadores, foi que não havia saldo de contrato, para manutenção da frota inteira da Prefeitura. Ele ainda afirmou que a denúncia de desuso foi apenas uma coincidência, pois o todo processo para manutenção dos veículos, já estava em andamento, o que incluiu um processo licitatório.

Tabone também disse que a decisão de fazer a manutenção dos veículos foi em conjunto, envolvendo os titulares do Jurídico, Financeiro, Administração, Educação e o prefeito.

Quanto à terceirização do serviço de transporte, Tabone respondeu que considerando a segurança dos alunos foi a melhor opção.

O total gasto com a manutenção dos ônibus não foi respondido pelo secretário, que afirmou não ter os números, naquele momento.

Conforme o presidente da Comissão, vereador Luiz Akira, os integrantes da CI vai se reunir (numa data a ser agendada) e será a necessidade de novas oitivas ou não. Caso não haja necessidade de novos depoimentos, o relator, vereador Davis Martinelli, dará início a elaboração do relatório final.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas