RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Diretores das escolas estaduais serão eleitos na terça-feira

Em Três Lagoas, o processo eleitoral vai ocorrer em 10 escolas

Por Ana Cristina Santos
01/03/2020 • 08h26
Compartilhar

Na próxima terça-feira (3) haverá eleição para a escolha de dirigentes das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Em Três Lagoas, o processo eleitoral vai ocorrer em 10 escolas - todas com chapa única.

A relação de candidatos para o processo eleitoral dos dirigentes em 258 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino  foi publicada nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União. 

A eleição dos dirigentes escolares será das 8 horas às 21 horas.  A votação ocorrerá por meio de cédulas de papel, conforme modelos disponíveis no Portal de Sistemas da Secretaria Estadual de Educação, devendo cada votante indicar, em cédula própria, por meio de manifestação pessoal e secreta, uma chapa ou candidato individual.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A campanha eleitoral poderá ser feita até a véspera da eleição. O descumprimento das regras para a campanha poderá ser objeto de denúncia, que será analisada pela Comissão Escolar, sendo que, se comprovado fato e autoria, acarretará a nulidade da inscrição e a retirada do candidato do processo eletivo.

Votantes
Poderão votar: os servidores efetivos que estejam lotados e em exercício na unidade escolar, excetuando aqueles que, na data da eleição, estejam em gozo de licença sindical e aqueles que, até 180 dias antes da data da eleição, tenham gozado licença de qualquer natureza, superior a 90 dias, ressalvada a licença gestante.

Também tem direito a voto, estudantes matriculados e frequentes, a partir do 8º ano; pai, mãe ou representante legal dos alunos menores de 18 anos, sendo que apenas um destes exercerá o direito de voto, independentemente do número de filhos ou de representados.

A Comissão Escolar deverá providenciar a lista de votantes, por segmento, no dia 2 de março, e disponibilizá-la para o presidente da mesa receptora, no dia da eleição. O mandato é de quatro anos.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas