RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Diversidade étnico-racial é tema do RCN Notícias 2ª Edição

Especialista em educação falou sobre sua pesquisa relacionada à Educação Infantil

Por Arthur Freire/JP
07/06/2013 • 09h14
Compartilhar

No RCN Notícias 2ª edição desta quinta-feira (6), a professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Lucimar Rosa Dias, falou sobre “Diversidade étnico-racial”, trabalhada com crianças na Educação Infantil.

Lucimar é especialista em educação e professora do curso de pedagogia do campus de Três Lagoas. Sua pesquisa de doutorado teve como tema: “No fio do horizonte: Diversidade étnico-racial na Educação Infantil”, trabalho no qual ela observou e acompanhou a aplicação de projetos relacionados ao assunto, desenvolvidos por professores da Educação Infantil, para desconstruir preconceitos.

Conforme a especialista, o objetivo da aplicação é que as crianças entendam as diferenças como valores, já que o preconceito pode construir uma ideia de negatividade.  “Informações positivas sobre a diferença faz com que a criança aceite e perceba o valor na diversidade”, comentou.

Segundo a professora, a metodologia aplicada teve impacto positivo. “As crianças produzem mais e têm uma relação de solidariedade. Além disso, ficam mais atentas a outras discriminações”, frisou.

MÉTODO
De acordo com Lucimar, o projeto desenvolvido pelos professores acontece por meio de atividades lúdicas. No caso das brincadeiras, a boneca deixa de ser apenas a Barbie loira e assume também outras características, entre as quais morena, cabelo afro, indígena – demonstrando a diversidade. Já na “contação de histórias”, os contos deixam de ser apenas os europeus, nos quais as princesas são brancas. As narrativas passam a ter referências africanas e indígenas. “Hoje sabemos que temos belos contos, além dos clássicos, que podem contribuir para esse pensamento de valor relacionado à diversidade”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas