Acidentes continuam sendo registrados na avenida Ranulpho Marques Leal, perímetro urbano da rodovia BR-262 , em Três Lagoas. Nesta semana, um ciclista de 14 anos morreu atropelado por um caminhão de transporte de eucalipto.
Após mais esta morte, aumentaram as reivindicações para a construção do contorno rodoviário, que visa desviar o tráfego de veículos pesados da avenida Ranulpho Marques Leal.
O anel rodoviário é apresentado como alternativa para superar o conflito entre tráfego urbano e rodoviário. Os primeiros estudos da obra começaram em 2009, com o levantamento estatístico de incidência de acidentes no trecho e cálculo da projeção de acréscimo do tráfego de veículos nas rodovias BR-262 e BR-158 - principalmente de carretas - em razão da das fábricas de celulose de Três Lagoas.
A última data prevista para a obra ser licitada foi em novembro deste ano. O projeto executivo com todos os detalhes do anel rodoviário, incluindo o trajeto e valor, está em fase final de conclusão, e deve ser entregue ao Dnit no começo deste mês. O projeto foi custeado pelas empresas de celulose instaladas em Três Lagoas.
Em junho deste ano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Mato Grosso do Sul confirmou o corte de R$ 50 milhões que estavam previstos no orçamento deste ano para o início das obras do contorno rodoviário.