Rádios On-line

Donos de veículos ganham prazo para quitar o licenciamento

Em Três Lagoas nova regra vai beneficiar mais de 12 mil donos de veículos com placas final 1 e 2

4 JAN 2013 - 13h:30Por Redação

No Mato Grosso do Sul, os proprietários de veículos com placas com final 1, 2, 3, 4 e 5 ganham prazo para quitar o licenciamento. Com a mudança, os motoristas de carros ou motos com final 1 e 2 poderão pagar o licenciamento em abril. Até então, a data era janeiro. Já os veículos com placas final 3 e 4 deverão ser licenciados em maio; placas com final 5 e 6, em junho; placas final 7, em julho; final 8, agosto; final 9, setembro; e, em outubro, as placas  com final zero. As informações são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) que divulgou a novidade no estado na semana passada.

Em Três Lagoas, a nova regra vai beneficiar mais de 12 mil donos de veículos com placas final 1 e 2. Já no estado o número salta para 227.048 motoristas favorecidos.

Segundo Eduardo Santos Pereira, diretor-presidente do Detran/MS, as mudanças nas datas de pagamento do licenciamento são resultado do parcelamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), realizado pelo governo federal. 

Em 2013, no estado, o DPVAT poderá ser pago em três parcelas: janeiro, fevereiro e março. O diretor do Detran explicou ainda que o licenciamento só poderá ser efetuado após a quitação do seguro obrigatório. Com o novo calendário, o governo espera diminuir a inadimplência.

Conforme a assessoria de imprensa do Detran/MS, até julho de 2012 a inadimplência em relação ao licenciamento e seguro obrigatório era de aproximadamente 30%. O relatório com dados de todo o ano passado deve sair na segunda quinzena deste mês. Porém, a previsão do órgão é que o índice caia para 10%. “É que muitos donos de veículos aproveitam o 13º salário para quitar esses impostos”, esclareceu a assessoria.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13