RÁDIOS
Três Lagoas, 16 de abril

DSTs aumentam assustadoramente na Cidade

A vinda de grande número de trabalhadores à cidade fez disparar as estatísticas destas doenças

Por Redação
26/11/2008 • 07h20
Compartilhar

“A população tem que se convencer de que AIDS existe sim no município”, afirmou a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS, Alexandra Nunes, ao relatar o aumento de 40% nos casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), somente em 2008, em Três Lagoas.
Existente há 18 anos, o programa DST/AIDS tem como objetivo promover ações educativas, desenvolvendo cotidianamente trabalhos com jovens, adolescentes e grupos de riscos, levando orientação sobre a prevenção da doença e do acompanhamento a ser feito quando detectada. Segundo Alexandra, o alto indicador de trabalhadores vindos à cidade para as construções das indústrias de papel e celulose teve como conseqüência o crescimento de 40% nos registros das DSTs no município.
São constatado 40 novos casos de AIDS anualmente em Três Lagoas, além das demais DSTs, como a condiloma (HPV), sífilis e outras doenças vaginosas. Para tentar diminuir estes índices, Alexandra afirma que o programa realiza constantemente palestras educativas e orientações direcionadas às profissionais do sexo na cidade, além de repúblicas, alojamentos e escolas.
Segundo levantamento do programa, existem 20 pontos de prostituição, que, de acordo com a coordenadora, são freqüentados assiduamente pelos trabalhadores. As profissionais do sexo alegam grande resistência por parte deles em utilizar a camisinha como método preventivo. “A resistência cultural é um fator muito forte. Para isso, nós estamos constantemente trabalhando junto aos alojamentos para mostrar a estes homens o quanto eles estão sujeitos a doenças”, afirma.

A DOENÇA

Um levantamento feito pelo programa, em Três Lagoas, apontou que a proporção de pessoas infectadas na cidade varia entre as faixas-etárias de 20 a 30 anos. Atualmente existem 195 pessoas sendo atendidas pelo programa. “A AIDS é uma doença menos agressiva que o Câncer, porém o sofrimento psicológico do paciente é maior que o físico”, afirma Alexandra. Os efeitos colaterais provocados pelo coquetel de remédios e a frágil auto-estima são os maiores problemas enfrentados pelo portador do vírus, além do preconceito, ainda latente na sociedade. O trabalho de conscientização e esclarecimento realizado pelo programa é fundamental na luta contra AIDS. “O tratamento da doença evoluiu drasticamente, hoje em dia os pacientes envelhecem com a doença, o que significa uma grande sobrevida destes”, comenta.
 
CAMPANHA MUNDIAL

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Próximo ao dia Mundial de Luta Contra a Aids, dia 1° de dezembro, a cidade entra em alerta contra a doença. Pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo mostrou que a proporção de pessoas com 50 anos ou mais que se infectaram com o vírus HIV é a maior da história.
Enquanto o número de novos casos de AIDS caiu entre pessoas de menor escolaridade, nos últimos dez anos, a infecção pelo vírus da Imunodeficiência Humana Adquirida (HIV) avançou na população mais escolarizada. Um levantamento da Secretaria de Saúde do Estado comprova o crescimento do que pode parecer um contra-senso. Nem mesmo o acesso a informações sobre prevenção foi capaz de proteger a população com mais idade e mais estudo da doença.
O Governo Federal, assustado com o crescimento da gravidez precoce e com o crescente descaso dos usuários da camisinha, pretende investir, mais uma vez, nas campanhas em defesa do preservativo.

CAPACITAÇÃO

Para capacitar os profissionais de saúde da cidade, a Secretaria de Saúde, por meio de Programa Municipal DST/AIDS, realiza até esta sexta-feira (28) um treinamento sobre a Abordagem Sindrômica das Doenças Sexualmente Transmissíveis. O curso tem por objetivo trazer rapidez no processo de atendimento e diagnóstico dos casos. As palestras em Três Lagoas são ministradas pelo professor Otávio Soares Pinho, de João Pessoa (PB), consultor do Ministério da Saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas