RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Eclusa de Jupiá segue sem operar

O sistema de transposição de nível de Três Irmãos é constituído por duas eclusas e um canal intermediário na hidrovia Tietê-Paraná

Por Ana Cristina Santos
31/10/2020 • 13h00
Compartilhar

ional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou neste mês  os editais de licitação para contratação dos serviços de diagnóstico, operação, manutenção e consolidação de documentação técnica dos sistemas de transposição de desnível das eclusas Engenheiro Souza Dias (Jupiá), em Três Lagoas, e da Três Irmãos, em Pereira Barreto (SP).

De acordo com o Dnit, os sistemas de transposição permitem que embarcações superem desníveis em cursos de água, ou seja, subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há rebaixamentos. O sistema de transposição de nível de Três Irmãos é constituído por duas eclusas e um canal intermediário na hidrovia Tietê-Paraná. 

O sistema de Jupiá é constituído por uma eclusa na hidrovia do Paraná, que interliga o sistema fluvial à malha viária paulista.

A hidrovia Tietê-Paraná atravessa os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Ela está integrada a rodovias, ferrovias e dutovias regionais e federais, em um sistema multimodal de escoamento da produção agrícola da região, onde é gerada quase a metade do PIB brasileiro. Desde 2018 as esclusas de Jupiá e Três Irmãos estão desativadas, e devem voltar a operar somente após diagnóstico do Dnit.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas