Rádios On-line
7928
AMPLIAÇÃO

Eldorado revela manutenção de projeto para segunda fábrica em Três Lagoas

Empresa revela que mantém projeto de construção de nova linha de fabricação de celulose em Três Lagoas, prevista para 2021

14 JUL 2018 - 07h:05Por Ana Cristina Santos

O projeto de ampliação da fábrica de celulose da Eldorado Brasil, de Três Lagoas, está mantido. É o que garante a empresa em nota enviada à reportagem nesta sexta-feira (13). “A companhia está trabalhando na concepção do projeto de engenharia de sua nova planta e na definição de seus fornecedores. A previsão para o início da operação de sua nova linha produtiva é 2021”, afirma.

Ainda segundo a nota, foram concluídas as etapas de terraplanagem e infraestrutura na área em que deve ser instalada a segunda linha de celulose da empresa, mas sem dar mais detalhes sobre a ampliação. 
A Eldorado acrescenta de que, somente após definição do projeto de engenharia e de fornecedores de tecnologia é que poderá falar no prazo de execução da obra.

Levando em consideração o prazo para construção e início da operação da linha atual - 30 meses -, a previsão é de que a obra seja iniciada no próximo ano e concluída em 2021, quando deve entrar em operação. O cronograma inicial da Eldorado era produzir na nova linha em 2018. O projeto foi interrompido após denúncias de irregularidades em financiamento com dinheiro de fundos de pensão e o envolvimento do Grupo J&F Investimentos, então controlador da empresa, em casos de corrupção.

A VENDA 
Em setembro do ano passado, a Paper Excellence, empresa de celulose com sede na Holanda, anunciou a compra da Eldorado. No início do ano, a empresa estrangeira disse que iria analisar as condições de mercado para decidir sobre o projeto de expansão da fábrica de celulose de Três Lagoas. Desta vez, a Paper Excellence preferiu não se pronunciar sobre o projeto de expansão, pois alegou que a Eldorado ainda é majoritária e que cabe à atual diretoria fornecer informações sobre a ampliação.

De acordo com o contrato assinado e divulgado no ano passado, a Paper Excellence tem até setembro deste ano para finalizar a compra. No entanto, no mês passado, fontes de mercado informaram que o montante necessário à aquisição dos 50,6% pertencentes à J&F, mais de R$ 4 bilhões, já estariam assegurados. Além disso, a empresa estava em conversas com o Banco de Desenvolvimento da China (CDB) para levantar os recursos que seriam usados no pré-pagamento de dívidas da Eldorado.

A Paper Excellence deve amortizar boa parte do endividamento da Eldorado 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300