Definir Três Lagoas como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8663
Prefeitura Animais Peçonhentos
FAKE NEWS

Eleitores madrugam em cartórios para pegar senha

Corrida para o cadastro biométrico aumentou depois de notícias falsas de possíveis multas

6 DEZ 2017 - 16h:39Por Ana Cristina Santos

Os cartórios eleitorais de Três Lagoas passaram a distribuir senhas para atendimento dos eleitores que vão fazer o cadastro biométrico. O procedimento foi adotado após fila de eleitores em frente aos cartórios.

De acordo com a chefe da 9ª Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso, a movimentação de eleitores passou a ser maior depois de divulgações falsas de que o não cadastramento biométrico renderia multa que poderia chegar a R$ 150, além do cancelamento do título de eleitor.

Os cartórios abrem às 12h, no entanto, os eleitores estão chegando de madrugada, e ficam na calçada expostos ao sol e chuva até o início do atendimento.

Mesmo com a divulgação dos cartórios de que não haverá multa e nem cancelamento do título para os eleitores de Três Lagoas, têm pessoas que prefere não se arriscar. É o caso do aposentado Antônio de Oliveira, de 65 anos. “Se a gente não vem pode acontecer qualquer coisa. Não podemos confiar em ninguém. Para o pobre, tudo pode acontecer”, disse o aposentado que chegou ao local às 6h30 desta quarta-feira.

A dona de casa Asmerinda Mateus também estava na fila e reclamou. “Deveriam abrir aqui de manhã. A agente mora tão longe e tem que ficar aqui nesse sol”, disse a dona de casa, que tem medo de ser multada, caso não faça o recadastramento.

Além da procura pelo cadastro biométrico, alguns eleitores procuram os cartórios para tirar a primeira via do título, ou para regularizar em razão de não ter votado em algumas eleições. “Eu ouvi falar que quem não votou está recebendo multa”, disse Olésia Cândida, empregada doméstica.

Vanessa disse que não existe a necessidade das pessoas chegarem aos cartórios antes de abrir. No entanto, em razão da quantidade de pessoas que passaram a procurar o órgão, houve a necessidade de distribuir senha para evitar um número maior de eleitores aguardando pelo atendimento. Por dia, são distribuídas uma média de 150 senhas.

De acordo com a Justiça Eleitoral, não existe a obrigação do cadastro, muito menos prazo para que o procedimento seja realizado e que não tem multa prevista pelo não comparecimento.

O cadastramento é um procedimento necessário para que a população vote na nova geração de urnas. As urnas biométricas reconhecem o eleitor através de sua impressão digital, facilitando sua identificação e diminuindo o tempo gasto no dia da votação.  Quem não fizer, terá o título de eleitor cancelado.

Os cartórios eleitorais funcionam das 12h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864