RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Elektro recebe mais de 2,3 mil reclamações e aponta interferência climática

Queixas são referentes à interrupção de energia em Três Lagoas

Por Kelly Martins
23/01/2016 • 14h42
Compartilhar

Somente em 2015, a concessionária de energia Elektro recebeu 2.384 reclamações referentes à interrupção de energia em Três Lagoas. Segundo justificativas apresentadas pela empresa à reportagem, a maioria dos casos de falta de energia, entre janeiro a dezembro, está relacionada aos temporais que atingiram a cidade.
A rede de distribuição teria sofrido descarga atmosférica, provocada por raios, o que resultou em desligamentos pontuais pela cidade. Outra questão citada pela concessionária refere-se à sobrecarga na rede elétrica, provocada pela quantidade de aparelhos de ar-condicionado, ocasionado as interrupções de energia.
O levantamento feito pelo setor de Ouvidoria da Elektro e repassado ao Jornal do Povo, 30% das reclamações registradas eras procedentes e foram atendidas pelas equipes da empresa. A Elektro também foi apontada na lista de reclamações do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Três Lagoas. Conforme a estatística, 84 registros foram feitos pelos moradores no órgão. 

Maior consumo
Muitos moradores desconhecem quais os aparelhos que mais consomem energia. Segundo a Elektro, o ar-condicionado lidera a lista, seguido do chuveiro elétrico e a geladeira. Se não forem utilizados de forma adequada, os consumidores podem sofrer impactos no bolso. A dica, de acordo com a concessionária, é usar as maneiras mais econômicas, como manter o ar-condicionado regulado em uma temperatura agradável em torno de 25°C, programar o time para desligar na madrugada. 
O chuveiro é um dos grandes responsáveis pelo consumo em uma residência, variando de 25% a 35% do valor da conta no final do mês. Tomar banhos rápidos, deixando, nos dias mais quentes, o chuveiro na posição “verão” e desliga-lo na hora de se ensaboar, é uma das dicas da concessionária. 
Quanto à geladeira, a empresa destaca para não deixá-la aberta por muito tempo. Além disso, o eletrodoméstico deve ser colocado longe de raios solares e fontes de calor, como fogões, e não utilizar a parte traseira para secar panos ou roupas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas