Definir Três Lagoas como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8514
Prefeitura PROREME 10 a 3011
DIA MUNDIAL DO DIABETES

Em 2 anos, cai pela metade o número de diabéticos em tratamento em Três Lagoas

Somente no Brasil, mais de 16 milhões de adultos sofrem de diabetes

14 NOV 2017 - 14h:38Por Tatiane Simon

O número de pacientes em tratamento por diabetes em Três Lagoas diminuiu quase pela metade em dois anos, segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o levantamento, em 2015 a quantidade de diabéticos atendidos pelo Programa Municipal Hiperdia era de 4.697 ao passo que neste ano é de 2.719 entre pacientes portadores de diabetes tipo 1 e tipo 2.

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas ano no país. A doença tem se tornado uma epidemia e segundo dados do Ministério da Saúde afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo mundo. Estimativas OMS dão conta de que até 2025, a previsão é de que o número de afetados chegue quase a 400 milhões.

O Dia Mundial do Diabetes é lembrado nesta terça-feira (14) e na avaliação da médica endocrinologista, Juliana Granja, deixar o sedentarismo de lado é capaz de reduzir a incidência de diabetes em até 58%. Segundo a especialista, perder peso é, na maioria das vezes, o objetivo principal de quem inicia um programa de exercício. Mas as vantagens em colocar o corpo para mexer é muito mais do que estético. Granja salienta que a atividade física somada à liberação de vários hormônios resulta em uma série de benefícios à sua saúde, mente e corpo. “A longo prazo, quem se exercita tem menos gordura visceral e, portanto, menos resistência à insulina”, explica.

A doença

Existem três tipos de diabetes, o tipo 1, o tipo 2 e o diabetes gestacional. A causa do diabetes tipo 1 é desconhecida e as pessoas que vivem com essa doença precisam da administração diária de insulina para sobreviver. O tipo 2 atinge a vasta maioria das pessoas no mundo e, geralmente, é resultado do excesso de peso e da inatividade física. Antigamente percebido apenas em adultos, o diabetes tipo 2 está crescendo também entre as crianças e pessoas jovens. Diabetes gestacional é uma condição temporária que ocorre quando os valores de glicose no sangue aumentam, mas continuam abaixo dos outros diagnósticos de diabetes.

Sintomas

Urinar com frequência, falta de energia e disposição, perda acentuada de peso, aumento do apetite, impotência sexual, feridas que demoram a cicatrizar, hipertensão, níveis altos de colesterol e triglicérides, medicamentos, como os à base de cortisona, estresse emocional e sede excessiva são sintomas e fatores que podem indicar a possibilidade da existência do diabetes.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864