RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Em Brasília, prefeito busca financiamento para obras de drenagem

Prefeito Ângelo Guerreiro tenta viabilizar recursos para resolver problemas de alagamentos

Por Ana Cristina Santos
21/06/2017 • 16h13
Compartilhar

Conseguir resolver os problemas dos grandes alagamentos nas ruas de Três Lagoas é o desafio da gestão do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB). O problema é antigo, ocorre há anos no município. No entanto, Guerreiro disse que é preciso “enfrentar” esses desafios.

Guerreiro já declarou por diversas vezes que, com recursos próprios, o município não consegue executar as grandes obras.

Por esse motivo, esteve em Brasília, nesta quarta-feira (21),no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e no Banco de Desenvolvimento da América Latina (VAR), tentando viabilizar recursos por meio de financiamento para conseguir executar obras de drenagem necessárias para resolver os grandes problemas de alagamentos.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acompanham o prefeito na reunião, o secretário-Geral, José Pereira da Silva, o secretário de governo, Daynler Leonel, e a diretora de Planejamento da prefeitura, Carmem Goulart. O município tem condições de contrair o financiamento porque tem capacidade de endividamento.

As duas instituições mostraram as suas formas e metodologia de trabalho, as exigências básicas para iniciar e manter o financiamento, bem como as possibilidades do empréstimo. No BID, foram recebidos pelo representante do Banco no Brasil, Hugo Flóres Timoran e pela Especialista em Desenvolvimento Urbano e Saneamento, Márcia Casseb, que participou da elaboração do Plano de Ação Três Lagoas Sustentável, entregue a cidade em dezembro do ano passado.

Segundo a prefeitura, o Banco se mostrou interessado nos investimentos, uma vez que  executa a Iniciativas Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) em Três Lagoas, que culminou na elaboração do Plano de Ação.

 Timoran falou das limitações de financiamento do BID e das perspectivas para que isso aconteça no futuro. Lembrou as mudanças de metodologia dos bancos privados e que o limite de financiamento da instituição se encontra comprometido para esse ano de 2017. "O BID quer continuar trabalhando nos municípios onde possui projetos sociais e investimentos. Três Lagoas se encaixa em nossos planos, pois o banco quer auxiliar também no desenvolvimento desses projetos”, disse Timoran.

No Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Guerreiro conversor com José Rafael Neto, Executivo do Setor Público, e com Cecília Guerra, Executiva Principal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, além de técnicos do banco que já atua no Brasil há 10 anos.

José Rafael falou do interesse nos investimentos em vários setores e deixou claro o grande interesse do banco nos investimentos em Três Lagoas.  Detalhou as taxas de financiamento, as exigências básicas para iniciar e manter o objetivo.

Caso o financiamento aconteça, as obras podem incluir revitalizações, incluindo a área central e da NOB, rota ciclo-viária, Estação Central de Transbordo, macrodrenagem, pavimentação, entre outros.  Segundo a prefeitura, as tratativas com os representantes dos bancos continuam visando o financiamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas