Rádios On-line
LEÃO

Em Três Lagoas, 65% dos contribuintes ainda precisam declarar o imposto de renda

São esperadas 20 mil declarações, em Três Lagoas, até 29 de abril e apenas 35% enviaram o documento à Receita

14 ABR 2016 - 10h:29Por Kelly Martins

Faltando apenas 15 dias para o encerramento do prazo da declaração do imposto de renda, apenas 35% dos contribuintes de Três Lagoas encaminharam o documento à Receita Federal. De acordo com levantamento encaminhado pelo órgão ao JP News, 7.024 três-lagoenses dos 20 mil que precisam “acertar as contas com o leão”, haviam enviado a declaração até esta quinta-feira (14). O número indica que 65% dos contribuintes, na cidade, ainda estão em falta com a Receita.

O prazo para a declaração do imposto de renda termina às 23h59 de 29 de abril. Em Mato Grosso do Sul, dos 382 mil contribuintes que precisam declarar, 126.571 cadastraram dados no site da Receita Federal, até esta quinta. A expectativa é receber 28,5 milhões de declarações no país. Quem perder a data poderá ter de pagar multa de 1% referente ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o imposto devido, ou uma multa mínima de R$ 165,74. Deve declarar neste ano quem recebeu acima de R$ 28,1 mil em 2015. 

“Estou esperando receber o salário para poder pagar o contador. Acabei deixando para a última hora e pretendo declarar ainda nesta semana”, contou o representante comercial Luiz Alberto Marques. Dono de uma pequena empresa de acessórios e comésticos, Danilo Nantes, também relata que deixou para os últimos dias o envio do documento à Receita Federal. “Tive alguns problemas na documentação e por falta de tempo só consegui resolver agora”, pontuou.

Contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros ou omissões, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade, como destaca o órgão. Os valores normalmente começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo federal e seguem até o mês dezembro, geralmente divididos em sete lotes.

Deixe seu Comentário