RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Em Três Lagoas, quatro crianças estão na fila para adoção

Atualmente, 17 crianças e adolescentes estão em acolhimento na cidade

Por Ana Cristina Santos
26/05/2020 • 09h40
Compartilhar

Nesta segunda-feira (25) foi comemorado o Dia Nacional da Adoção. O número de crianças e adolescentes aguardando para serem adotados em todo o Brasil é alto. Em Três Lagoas, porém, a fila está pequena.

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça, existem quase 34 mil crianças e adolescentes abrigados em casas de acolhimento e instituições públicas em todo país. Destes, 5.040 estão totalmente prontas para a adoção, à espera de uma nova família.

Na a outra ponta, são pouco mais de 36 mil pessoas interessadas em adotar uma criança. Mas a conta não fecha porque 83% das crianças têm acima de 10 anos, e apenas 2,7% dos pretendentes aceitam adotar acima dessa faixa etária.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Três Lagoas, existem 17 crianças e adolescentes em acolhimento, sendo que 13 estão nas unidades acolhedoras e quatro em acolhimento familiar. Desse total, apenas quatro estão na fila para serem adotadas.

Nem todas acolhidos estão na fila para adoção. Em alguns casos os familiares conseguem a guarda novamente. Atualmente, quatro famílias estão habilitadas e inscritas no Cadastro Nacional da Adoção (CNA).

De maio do ano passado, até agora, há exatos um ano, houve uma redução de crianças acolhidas e também prontas para doção. Em maio de 2019, o município tinha  45 crianças e adolescentes nas três unidades de acolhimento, e 15 na fila aguardando para serem adotadas.

O prazo para finalização do processo  depende muito do perfil da criança ou adolescente que a pessoa mostra interesse. Crianças com menos de três anos e brancas, são as que levam tempo maior para o interessado conseguir.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas