RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Empresários apontam infraestrutura como empecilho para desenvolvimento econômico

Más condições de estradas e falta de apoio logístico são consideradas barreiras para o mercado

Por Sergio Colacino
12/12/2017 • 06h30
Compartilhar

Uma pesquisa feita por uma empresa de consultoria revela que, para o setor produtivo, o maior problema do pais é a questão da infraestrutura. A falta de condições em rodovias, portos e de apoio logístico é apontada como barreiras para o desenvolvimento econômico.

As empresas de Três Lagoas exportaram, entre janeiro e novembro, US$ 1,03 bilhão em produtos. O valor é 7,4% maior que em relação ao mesmo período de 2016, quando foram exportados US$ 961,4 milhões. No país, os números também crescem. A safra de soja 2017/2018 deve chegar a 64 milhões de toneladas. A produção agrícola em seis anos cresceu 67,5% e as exportações 19,5%. Mas a infraestrutura não acompanhou este aumento. O principal problema está na rota de escoamento das mercadorias. A situação das estradas provoca atrasos e prejuízos.

“Atrapalha muito uma estrada em condições ruins. Sem falar ono prejuízo caso estoure um pneu, o atraso”, lamenta o motorista Jeferson Ferrezin.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma pesquisa feita com representantes de 750 empresas de 36 setores da economia revelou que 93% dos executivos apontam a infraestrutura como a questão mais importante no desempenho dos negócios, na frente da reforma tributária e da reforma da previdência.

“Com um melhor porto, melhor estrada, melhor aeroporto, você consegue um escoamento mais rápido, melhor e mais barato”, diz Antônio Pargana, presidente da Cisa Trading, empresa especializada em comércio internacional. “Uma obra de infraestrutura demora quatro, cinco anos para ficar pronta. Então você começa agora ou o a economia só começa a melhorar daqui a esse tempo”, completa o sócio da consultoria Deloitte, Eduardo de Oliveira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas