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Três Lagoas, 25 de abril

Empresários querem potencializar turismo de Três Lagoas

Apesar de todo o potencial, município ainda não despertou grandes investimentos

Por Ana Cristina Santos
13/02/2017 • 09h50
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Três Lagoas é contemplada pelas belezas naturais, tem uma localização privilegiada, além de ser cercada pelos rios Paraná e Sucuriú. Apesar de todo o potencial turístico, o município ainda não conseguiu despertar grandes investimentos nesta área e, tampouco, atrair turistas. Na opinião de empresários, falta algo para atrair e manter os turistas na cidade.

O assunto foi tema de reunião do Conselho Municipal de Turismo, realizada nesta semana, na sede do Sebrae de Três Lagoas. Na próxima semana, um projeto de lei deve ser encaminhado ao Legislativo para regulamentar e ativar o conselho. Integrantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada e do poder público se reúnem com frequência para discutir o turismo.

 A ideia é que, com a regulamentação do Conselho, um plano de ação possa ser elaborado e colocado em prática para explorar o potencial turístico da cidade. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas, Sueide Silva Torres , que faz parte do conselho, várias reuniões já foram realizadas, mas não se consegue colocar as ideias em prática.

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Sueide entende que um turismo forte contribui positivamente para o comércio da cidade.  “O turismo é a grande alavanca da economia de boa parte do Brasil. Tem cidade que nem tem todo o potencial turístico, mas consegue fazer adaptações e atrair turistas. Três Lagoas que tem todo o potencial, não consegue explorá-lo. A nossa intenção, participando do conselho, é que sejam tomadas providências e que consigamos fazer com que todo esse potencial seja explorado”, declarou.

Empresário no ramo de hotelaria, Leonardo Kono, disse que muitas pessoas vêm para Três Lagoas a trabalho, porém não permanecem no município nos finais de semana por falta de atrativo. “Além dessas pessoas, precisamos atrair outros turistas para que venham a passeio. É preciso explorar todo o potencial que Três Lagoas tem para fazer com que as pessoas fiquem no município aos finais de semana também”, frisou.

Segundo o empresário, se a ocupação de um hotel é de 60% durante a semana, aos finais de semana, cai para 15%, por exemplo. “Os hotéis têm dificuldades de ocupação com os turistas que vêm a lazer. Isso reflete em todo o comércio”, comentou.

Durante a reunião, foi discutida ainda a necessidade da elaboração e divulgação do calendário de eventos do município. O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Duarte, disse que a intenção da administração é realizar um trabalho forte nesta área para contribuir com o desenvolvimento deste setor.

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