RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Epidemia de hanseníase gera alerta

Três Lagoas soma 18 novos casos somente em 2018; índice é preocupante e coloca município como região endêmica

Por Tatiane Simon
09/12/2018 • 07h00
Compartilhar

A hanseníase, conhecida popularmente como Lepra, é uma doença crônica e infectocontagiosa que atinge homens e mulheres de todas as idades. Pouco discutida e, até considerada como inofensiva pela maioria, a doença ainda faz dezenas de vítimas anualmente. Para se ter uma ideia, Três Lagoas é considerada como região endêmica em virtude da incidência.

Segundo dados do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, ligado à Secretaria de Saúde, Três Lagoas registrou entre janeiro e novembro 18 novos casos. A incidência é de 15 casos a cada 100 mil habitantes e, por isso, gera alerta à saúde pública.

De acordo com a dermatologista e coordenadora da campanha Dezembro Laranja, o índice é preocupante, mas historicamente, a doença já vitimizou mais moradores de Três Lagoas. "Não ignoramos o dado. Inclusive, é com base nessa incidência que realizamos campanha anuais e quando novos casos são descobertos é feito o acompanhamento familiar. Atualmente, em todo o país, o tratamento é oferecido gratuitamente, visando que a lepra deixe de ser um problema de saúde pública", explica.

A hanseníase acomete principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. Os países com maior incidência são os menos desenvolvidos ou aqueles com superpopulação.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas