RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Equipe da REME participará de palestra que auxilia crianças a lidar com perdas

Por Redação
30/08/2012 • 15h45
Compartilhar

 Para proporcionar aos educadores a oportunidade de refletir e discutir sobre como as crianças lidam com as perdas, a palestrante Elaine Gomes dos Reis Alves, estará em Três Lagoas, no dia 27 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria.


A palestra é destinada a diretores, especialistas e professores dos segundos anos do Ensino Fundamental, e oferecida pela Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), em parceria com o LEM do Instituto de Psicologia da USP, com a finalidade de ensinar como ajudar crianças a lidar com perdas. A capacitação faz parte da formação dos educadores para o programa “Amigos do Zippy”.

PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY

“Amigos do Zippy” é um programa de Educação Emocional que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) implantou na rede pública com o apoio da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). Ele é aplicado para crianças na faixa de 6 a 7 anos e ensina, na idade certa, como lidar com dificuldades, desenvolvendo habilidades que permitem que as crianças enfrentem positivamente os problemas e crises que a vida certamente lhes reserva.

Os alunos já aprenderam a reconhecer seus sentimentos, buscar formas positivas para lidar com eles quando não estão bem, escolher em quem confiar, fazer amizades e reconciliar-se com os amigos, comunicar problemas, pedir e oferecer ajuda e atualmente estão desenvolvendo habilidades de resolver conflitos.

Como parte do processo, na próxima etapa do programa, aprenderão sobre mudanças. Esse é um dos temas mais importantes, pois é em ocasiões de mudança que muitos adultos se desestruturam. Toda mudança implica em alguma perda e ninguém gosta de perder algo – ainda mais quando não tem volta. Mas saber lidar com perdas promove a saúde emocional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas