RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Equipe de Três Lagoas e outras 12 se classificam na Olimpíada de Robótica

Alunos são das escolas do Sesi de Três Lagoas, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Naviraí

Por Redação
07/08/2017 • 08h20
Compartilhar

As escolas do Sesi de Três Lagoas, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Naviraí conseguiram classificar 13 equipes na etapa regional da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) disputada no sábado (5), nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Essas 13 equipes agora vão disputar a etapa estadual da OBR marcada para os próximos dias 25 e 26 de agosto no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, quando sairão os representantes de Mato Grosso do Sul para a etapa nacional a ser realizada no mês de novembro em Curitiba (PR).

Da capital, a Escola do Sesi classificou as equipes Lego Jedi Mixers (nível 1) e Lego Jedi II (nível 2), enquanto de Corumbá as equipes classificadas foram Tupinambótica 4 (nível 1), Tupinambótica 1 (nível 2), Tupinambótica 2 (nível 2), Tupinambótica 3 (nível 2) e JYMC (nível 2). Já na cidade de Dourados o Sesi classificou as equipes Mega Mente One (nível 2), Mega Mente Two (nível 2), Mega Mente Three (nível 2) e The Vikings (nível 2), que é de Naviraí, e, em Três Lagoas, o Sesi classificou as equipes Tera Robotics (nível 2) e Three Robotics (nível 2).

Na avaliação da gerente de educação do Sesi, Simone Cruz, o evento foi um sucesso em termos de organização e de performance com a classificação de 13 equipes da instituição nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas. “Todos que participaram tiveram a oportunidade de verificar que o evento foi de alta qualidade e, por isso, o Sesi tem muito orgulho de fazer parte da organização da etapa regional da Olimpíada. Para o Sesi, foi uma alegria participar e também classificar 13 equipes para a etapa estadual, dando esperança de que podemos avançar para a etapa nacional em Curitiba no mês de novembro”, declarou.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o professor Amaury de Castro Júnior, que leciona na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e é o coordenador da OBR no Estado, o evento ficou acima de todas as nossas expectativas graças à parceria com o Sesi, que disponibilizou os locais para a realização da etapa regional e já garantiu o Albano Franco para sedia a etapa estadual. “Essa ajuda do Sesi contribuiu para a organização profissional da competição e tudo transcorreu muito bem. Na final estadual teremos 48 equipes competindo, incluindo escolas da rede pública e privada e, por isso, estamos muito satisfeitos”, ressaltou.

A competição

A Olimpíada Brasileira de Robótica é um dos torneios científicos brasileiros que se utiliza da temática da robótica e tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A competição destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada dos ensinos Fundamental e Médio ou técnico em todo o território nacional e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A etapa regional foi realizada no período matutino, quando as equipes foram distribuídas em níveis Fundamental (1) e Médio (2), com provas nas “pistas” fornecidas pela organização da OBR. Nessas pistas foram colocados obstáculos com diversos níveis de dificuldade, sendo que a prova e a pista simularam um ambiente de resgate de vítimas em que o robô teve de se deparar com obstáculos simulando escombros e fumaça. “O objetivo foi fazer com que os alunos testassem seus conhecimentos em informática, programação e robótica ao participarem das fases da olimpíada”, detalhou Amaury de Castro Júnior.

A coordenadora pedagógica da Escola do Sesi de Três Lagoas, Elisandra Gomes, enaltece o envolvimento de todos na competição. “Estou maravilhada, pois fizemos um trabalho excelente. Os alunos interagiram muito e a OBR serviu para tornar os nossos estudantes mais participativos”, ressaltou. “Fico feliz que a nossa equipe conseguiu avançar”, completou o estudante Isaac Moreno, aluno do Ensino Médio da Escola do Sesi de Três Lagoas e integrante da equipe Tera Robotics.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas