RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Equipes de saúde buscam eliminar focos da dengue

Os trabalhos de limpeza de terrenos irão até quarta-feira

Por Redação
23/11/2012 • 11h39
Compartilhar

O Departamento Municipal de Saúde iniciou, no dia cinco deste mês, a ação “Saúde na Comunidade”, na qual equipes de servidores públicos estarão atuando na limpeza de 5.756 terrenos na cidade.

Trabalhando em ritmo forte, 86 servidores, divididos em duplas, fazem a limpeza de 16 a 17 terrenos por dia, segundo informações de José Carlos Santos Coelho, coordenador do Setor de Endemias do Departamento de Saúde. “Estamos retirando dos terrenos latas, pneus, sapatos velhos, sacos plásticos e qualquer outro objeto que possa servir de recipiente para o mosquito da dengue se reproduzir”, falou José Carlos, que também informou que o bairro que recebeu a prioridade nos trabalhos de limpeza foi o Santa Luzia, que apresentou o índice de infestação mais alto da cidade.
 
A limpeza dos terrenos irá até a próxima quarta-feira. A partir daí, será iniciada a vistoria nos quintais e conscientização dos moradores sobre qualquer local que tenha água parada, como também do perigo representando. “Em 2012, tivemos 2006 notificações de supostos casos da doença. Dessas, 356 foram confirmadas”, falou José Carlos, que também informou que não houve nenhuma morte em decorrência da doença em Três Lagoas.
 
José Carlos explicou que, nos locais em que ocorrem casos da doença, as equipes de saúde fazem o chamando bloqueio químico do local para eliminar o vetor da doença. Para tanto, as equipes fazem a inspeção da residência em busca de água parada, inspeciona e trata a caixa d’água, além de verificar as cavidades das árvores.

Conscientização

José Carlos destacou que a principal forma de prevenção é o trabalho de conscientização. “Toda a população precisa se conscientizar e evitar jogar lixo em terrenos baldios, como também verificar se na residência existem locais que tenham água parada. Se todos colaborarem, as chances de novas epidemias diminuem consideravelmente”, afirmou o coordenador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas