RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Escolas municipais registram 78 casos de bullying e causam preocupação

Número é 20% maior se comparado com 2016, dentro das salas de aula

Por Kelly Martins
15/02/2018 • 11h33
Compartilhar

A volta às aulas na rede municipal de ensino, nesta quinta-feira (15), em Três Lagoas, gera alerta com um problema já considerado de saúde pública: bullying. O número de jovens e adolescentes submetidos a situações de humilhação cresce a cada ano e reflete nas escolas do município, que registram 78 casos no ano passado. Inclusive que vão de agressões verbais à físicas.

Se comparado com 2016, por exemplo, houve aumento de 20% na quantidade de vítimas dentro da sala de aula, segundo dados obtidos pela reportagem e fornecidas pelo setor educacional.  

O coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Leles  Guilherme, explica que os professores fazem o registro das violências em livros de atas que posteriormente se transformam em atividades, ações, planos de enfrentamento e palestras, no  sentido de orientar e promover o diálogo e a cultura da paz e resiliência.  “Os pais são rotineiramente alertados sobre as problemáticas em que envolvem seus filhos e convidados a ajudar a escola a superar esses desafios”, pontuou.

Três Lagoas possui 37 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas e creches, que comportam mais de 15 mil estudantes. Para combater este tipo de violência escolar, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu ações pedagógicas junto aos professores, que também receberam capacitação e pretendem aplicar dentro das salas.

“Tendo em vista que a qualidade do Ensino e Aprendizagem dependem das relações humanas, os educadores de nossa Rede buscam em suas atividades pedagógicas as relações coletivas entre os diferentes, para que a harmonia e respeito sejam valores recíprocos”, ressaltou o coordenador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas