RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Especialista dá dicas para declarar Imposto de Renda

Prazo termina amanhã e quem deixou para a última hora precisa ficar atento à documentação

Por Sergio Colacino
27/04/2017 • 16h08
Compartilhar

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017 termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (28). Até esta quinta-feira (27), cerca de 30% dos contribuintes de Três Lagoas ainda precisavam enviar a declaração, segundo a Receita Federal. Quem deixar para a última hora pode ter problemas: se perder o prazo, a multa mínima para quem não entregar a declaração é de R$ 165, e pode chegar a até 20% do valor do imposto devido.

Quem quiser declarar por conta própria, pode utilizar o aplicativo da Receita Federal. De acordo com o contador Amarildo Ferreira, o sistema é fácil de ser usado. Mas é importante ficar atento para evitar erros na hora de preencher as informações. “Se a pessoa não tem conhecimento, pode cair na malha fina e ter problemas no futuro”, alerta o contador, lembrando que é importante fazer um acompanhamento após 24 horas da entrega para saber se tudo está correto. “Se não estiver tudo certo é porque houve divergências, então o contribuinte precisa fazer a consulta para fazer a retificação, que pode ser feita quantas vezes for preciso”, completa.

Outra dica para quem deixou para a última hora é ficar atento aos documentos necessários para fazer a declaração. Comprovantes de rendimento, declarações de contas bancárias, escrituras de imóveis e notas fiscais de veículos, por exemplo, não podem ficar de fora. “De posse dessa documentação, um profissional da área não terá dificuldades para fazer a declaração”, afirma.

Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016 deve prestar contas com o leão. Inclusive quem hoje está desempregado. “Quando a pessoa sair do emprego, eu recomendo pedir para a empresa o comprovante de rendimento. Pode ser que no período de declaração, ela nem esteja na mesma cidade e isso pode dificultar. É importante o desempregado ficar atento para não ser pego de surpresa”, conclui.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas