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Três Lagoas, 24 de abril

Especialistas em educação apresentam trabalhos em portfólios

A apresentação aconteceu no Centro Cultural Irene Marques Alexandria

Por Redação
13/12/2012 • 15h38
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Na tarde de ontem, os especialistas em educação das 29 unidades educacionais de Três Lagoas apresentaram a conclusão dos trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais e Centros de Educação Infantil, através da construção de portfólios. O material, com todas as atividades e ações desenvolvidas nas unidades da Rede Municipal de Educação, foi apresentado pelos especialistas no Centro Cultural Irene Marques Alexandria. 

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De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Jussara Fernandes, a apresentação do material é o resultado final dos trabalhos dos especialistas nas escolas. Ela informou que, na reunião pedagógica realizada em dezembro do ano passado, houve a indicação de que, em 2012, os especialistas deveriam construir portfólios das atividades, ações e programas que pudessem interferir e modificar os trabalhos dos professores nas salas de aula de acordo com suas dificuldades. 

 

“Nesses trabalhos, consta o que eles planejaram, as dificuldades que conseguiram superar, o perfil dos professores, dos funcionários e dos alunos. É um fato histórico porque é a primeira vez que os especialistas fazem um trabalho diferente de um simples plano de ações.”, destacou.

 

Para a diretora do Departamento Pedagógico, o resultado desse trabalho possibilitará efeitos positivos na área de educação. “Os especialistas estavam acostumados a fazer um plano de ação todos os anos. O portfólio é diferente, uma vez que, além do plano de ação, no material consta como foi executado e os resultados desse trabalho. Ficou comprovado que, com atitudes simples, pode-se mudar algumas questões dentro das escolas”, comentou.

Um exemplo citado por Jussara é referente ao trabalho apresentado por uma especialista, no qual foi constatado que, dentro de uma unidade, um dos problemas existentes era relacionado à questão de mordidas por parte das crianças. Diante disso, foi elaborado um projeto com a equipe da unidade para que esse problema pudesse ser trabalhado. “São materiais completos, com registros e fotografias. São perfeitos. Esse é um momento muito rico para a educação”, frisou. 

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