RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Estudantes de Medicina vão atender idosos de Centro de Convenção

Parceria entre a Prefeitura de Três Lagoas e UFMS vai permitir estágio para 64 alunos

Por Kelly Martins
07/03/2018 • 09h05
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Assistência Social firmou  parceria com o curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Três Lagoas, no campus II. O objetivo são aulas práticas de geriatria dos estudantes, na unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV “Tia Nega”, que auxilia diversos idosos. As atividades serão realizadas todas as terças-feiras, no período das 7h às 11h, até o mês de junho.

De acordo com a secretaria, o atendimento será feito por 64 alunos da UFMS, que receberão orientações práticas do professor para ações voltadas para dez idosos por dia, com atividades práticas, avaliações de saúde, orientações para uma vida saudável e, se necessário, agendamento para outras avaliações.

Nas avaliações básicas da saúde dos idosos, os estudantes de medicina realizarão uma entrevista e preencherão um determinado questionário de informações sobre moradia, situação atual da saúde, possíveis doenças, problemas ou não de audição e oftalmológicos, uso de medicamentos e as principais queixas de outros problemas de saúde que os idosos apresentarem.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da SMAS, Maurelice Nunes dos Santos, explicou que no decorrer do estágio prático de saúde geriátrica, os universitários estarão também realizando  “um mini-exame” do estado mental do paciente, com o objetivo de verificar as funções neuropsiquiátricas, avaliações da linguagem e memória semântica e avaliação de humor, possibilitando assim a descoberta de possíveis casos de depressão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas