RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Evento em Três Lagoas vai certificar 91 empresas

Certificação faz parte da comemoração dos 10 anos do Programa de Qualificação de Fornecedores

Por Redação
02/04/2018 • 14h05
Compartilhar

Em comemoração aos 10 anos do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), o IEL realizará, no próximo dia 18 de abril, às 19h30, no Auditório José Paulo Rímoli do Sesi de Três Lagoas, uma cerimônia para certificação de 91 empresas que passaram pelo Programa no município e também nas cidades de Ribas do Rio Pardo e Campo Grande.

Segundo o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, o evento deve contar com um público de 90 instituições do estado, entre empresas-âncoras, fornecedoras e instituições parceiras. “Ao longo dos últimos anos, as empresas que passaram pelas consultorias do PQF e auditorias das empresas-âncoras implementaram um sistema de gestão que lhes possibilitaram ganho de competitividade, com redução dos custos de produção e eficiência no fornecimento”, destaca. “As empresas-âncoras ganham com o aumento da competitividade, pois há redução dos custos com fornecedores, enquanto as empresas fornecedoras ganham em eficiência e gestão e o município passa a arrecadar mais com a geração de impostos das empresas locais que passam a produzir mais”, completa.

O coordenador da área de desenvolvimento empresarial do IEL, Hugo Bittar, informou que o comitê gestor do PQF em Mato Grosso do Sul é constituído por representantes da Fiems, IEL, Sesi e Sebrae, das prefeituras de Três Lagoas, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo e das empresas-âncoras Fibria, Bemis e Sitrel.

“Neste evento do dia 18 de abril, iremos certificar as empresas de Três Lagoas no módulo avançado, enquanto as de Ribas do Rio Pardo e Campo Grande receberão os certificados do módulo básico. A certificação é feita após uma auditoria realizada pelos âncoras – antes, as empresas passam por uma etapa de desenvolvimento, onde ocorrem fazes de diagnósticos, consultorias e capacitações”, explicou Hugo Bittar.

Implantado em 2008 em Três Lagoas, o PQF do IEL já atendeu 300 empresas fornecedoras para atender as empresas-âncoras Fibria, International Paper, Sitrel, Petrobras, Eldorado e Bemis e certificou, ao longo desses 10 anos, 226 empresas, sendo 65 na metodologia básica e 171 na metodologia avançada. Foram 25 mil horas de consultorias, 8,3 mil horas em diagnósticos, avaliações e auditorias e 340 pessoas formadas como auditoras da Norma ISO 9001, em que o Programa se baseia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas