RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Exame toxicológico reprova 10 motoristas em Três Lagoas

Uso de drogas foi confirmado em testes realizados em laboratórios

Por Kelly Martins
20/06/2017 • 08h23
Compartilhar

Dez motoristas profissionais reprovaram em testes toxicológicos em Três Lagoas, neste ano. O uso de drogas foi identificado em exames feitos em laboratórios, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). O balanço é dos seis meses de aplicação da lei que exige a realização deste tipo de teste em motoristas de caminhão e ônibus, em Mato Grosso do Sul. Já no estado, 18 condutores não passaram na avaliação.

A obrigatoriedade do exame toxicológico para os processos de renovação, reabilitação, adição e mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E passou a valer no estado em 15 de dezembro de 2016 após determinação judicial. O exame foi estabelecido em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que entrou em vigor no país no dia 2 de março do ano passado. O Detran-MS recorreu à Justiça contra a obrigatoriedade e obteve liminar. Porém, nove meses depois, a Justiça Federal revogou a decisão. 

De acordo com o balanço, entre os meses de dezembro e junho, foram feitos 1.580 exames toxicológicos em Mato Grosso do Sul, sendo 60 deles em Três Lagoas. Oito foram barrados nos testes de aptidão física, que incluem exame toxicológico, de visão e respiratório.

JPNEWS/TVC: BANNER TVC AGORA ATUALIZADO ATUALIZADO 27.03
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O exame é feito apenas quando o motorista vai renovar a CNH ou mudar para uma das categorias estabelecidas na lei. Ele consegue detectar substâncias como cocaína, crack, maconha, anfetamina e suas derivações dentro de 90 dias. O teste deve ser realizado por laboratórios autorizados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que coletam materiais biológicos, como cabelos, pelos ou unhas.

Peso no bolso

O problema apontado pela maioria dos motoristas é o valor do exame. A equipe de reportagem entrou em contato com os laboratórios em Três Lagoas e constatou que o teste chega a custar entre R$ 320 a R$ 340. “É muito caro. Fora da realidade do bolso do trabalhador. Sei que é importante esse tipo de lei que serve para evitar os riscos e as imprudências nas estradas. Mas, o valor poderia ser mais acessível”, avaliou o motorista Luiz Alberto de Souza, de 59 anos, em entrevista ao JPNEWS há dois meses. Ele conta que é caminhoneiro há mais de 20 anos. Sete laboratórios na cidade estão credenciados no Denatran e habilitados para o exame.

Droga na estrada

O motorista José Oliveira, que trabalha no transporte de madeira há 10 anos, também concedeu entrevista ao JPNEWS e, na ocasião, disse que o uso de droga é comum nas estradas. Ele acredita que a carga horária e a pressão das empresas incentivam o uso de entorpecentes o que consequentemente reflete em acidentes de trânsito. “Infelizmente muitos condutores profissionais ainda fazem o uso de entorpecentes, não respeitam as leis, geram riscos nas rodovias”, frisa. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas