RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Exposição excessiva ao Sol é causa do câncer de pele

Campanha é em prevenção ao câncer de pele com mutirão de atendimentos

Por Tatiane Simon
01/12/2019 • 06h59
Compartilhar

Quem mora em Três Lagoas já está acostumado com o calor e o Sol Uma das cidades mais quentes do Estado, tem mais dias ensolarados do que chuvosos ao longo do ano. Viver em uma cidade assim não é problema.
A questão mais importante é quando o morador não se atenta aos perigos que o Sol pode causar e coloca a própria saúde em risco. Ficar exposto a irradiação solar por muito tempo pode levar ao câncer de pele, segundo a dermatologista da rede pública de saúde, Maria Angélica Gorga.

“O problema do câncer de pele é o efeito do Sol prolongado. É o efeito cumulativo. Às vezes, desde a infância, as pessoas se expõem ao Sol e vai lesando a pele e o DNA até que surge o câncer no indivíduo”, explica. 

A especialista também considera a questão da predisposição genética, em alguns casos, como pessoas com pele mais clara.  E orienta: “A prevenção é para todos! Se não puder comprar um protetor solar, então o ideal é que evite a exposição solar das 9h às 15h. Além disso, usar chapéu ou boné e sombrinhas para se  proteger. O adulto também deve estar atento às crianças e não deixarem expostas à irradiação solar por muitas horas seguidas.

MUTIRÃO

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Por isso, é importante lembrar, que apenas exames feitos por um especialista são capazes de diagnosticar o câncer da pele de forma preventiva e estabelecer o tratamento a ser seguido. Com foco nesse diagnóstico rápido  é que Três Lagoas adere ao mutirão preventivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia no próximo sábado (7), no Centro de Especialidades Médicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas