RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de março

Falta de aparelho impede operação de voos noturnos

Aeroporto tem apenas um voo diário a SP; segunda linha deve funcionar em março

Por Ana Cristina Santos
22/02/2020 • 08h18
Compartilhar

A empresa Azul Linhas Aéreas afirmou em nota enviada à reportagem, nesta semana, que não possui mais linhas em Três Lagoas por falta de um equipamento necessário para pousos de aeronaves à noite. Sem o sistema, os níveis mínimos de segurança seriam elevados, segundo a companhia.

A entrada da empresa VoePass em Mato Grosso do Sul, prevista para março, não deve alterar o único voo da Azul com linha na cidade, para Campinas (SP). A empresa cita, porém, a necessidade do aparelho instalar novas linhas. “A Azul tem o desejo de operar voos à noite na cidade, mas, por falta de um equipamento chamado IFR [Instrument Flight Rules], a companhia não pode ampliar sua operação no destino sul-mato-grossense”, disse a empresa na nota. 

A instrutora de voo e ex-superintendente do aeroporto, Sayure Baez, disse que a falta do IFR não é a  causa principal de não haver voos à noite em Três Lagoas. A localização de hangares antigos e, hoje, fora de padrões, dificulta a aterrissagem de aviões, disse.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 15.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, a prefeitura anunciou a contratação de uma empresa, por licitação, para a construção de hangares e a demolição dos atuais, durante reunião com donos de aeronaves. Ontem, por meio da assessoria de imprensa, a administração disse que não há previsão concreta sobre isso.

O secretário de Administração da prefeitura, Gilmar Tabone, afirmou por meio da assessoria, que a administração não tem previsão para instalar o equipamento. Mas, que a modernização do aeroporto faz parte de projeto em fase de elaboração.
Segundo o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão das Forças Armadas, o IFR “se comunica com outros receptores/emissores localizados no solo ou em satélites e orientam as aeronaves no ar” para voos noturnos ou em condições instáveis do clima.

A reportagem não obteve resposta de um revendedor do aparelho, de Miami (EUA), sobre preço do aparelho. 

 
What do you want to do ?
New mail

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas