RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Faltam moedas no comércio de Três Lagoas

Tanto comerciantes quanto consumidores reclamam do desaparecimento de moedas em circulação

Por Cláudio Pereira
20/10/2012 • 12h03
Compartilhar

É cada vez mais difícil para o comerciante conseguir moedas para o troco do cliente. Apesar de os brasileiros utilizarem-nas de forma contínua desde o lançamento do Plano Real, em 1994, ainda assim muitos não se acostumaram a andar com elas na carteira.

Esse é um fator cultural que vem dificultando a vida dos comerciantes e do próprio consumidor. Segundo Rafael Monteiro, proprietário da padaria Pão da Vida, grande parte do problema da falta de moedas em circulação pode ser creditado aos hábitos dos clientes. “Os consumidores não soltam as moedas, nós precisamos ficar pedindo para facilitar o troco, até porque eles receberiam menos moedas de volta,” avisa.

Outro problema apresentado pelo comerciante é a falta de moedas de um centavo, que deixou de ser emitida pela Casa da Moeda do Brasil em 2004, devido ao custo: 10 centavos por unidade.

“Quando o troco não é múltiplo de cinco, nós arredondamos para baixo. Dessa forma, o consumidor não sai prejudicado”, explicou Monteiro.

O problema da falta de moedas é ainda maior em estabelecimentos de grande movimento, como no caso do Supermercado Thomé.

Confira a matéria completa na edição nº 5.058 de 20 de outubro de 2012

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas