RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Famílias recebem legumes, frutas e verduras de graça

Projeto leva produtos da agricultura familiar para a mesa dos cidadãos

Por Lucas Casasco
20/06/2021 • 08h02
Compartilhar

De acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação de produtos e serviços comercializados no varejo, o preço dos alimentos teve alta de 12,54% nos últimos 12 meses.

Com o preço dos alimentos subindo, a alimentação das famílias em situação de vulnerabilidade fica ainda mais comprometida. Com o intuito de amenizar esse problema social, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realiza semanalmente o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que consiste na distribuição de verduras, frutas e legumes para as famílias de baixa renda, atendidas nos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Três Lagoas.

A diretora de Proteção Social Básica da secretaria, Mel Nunes, explica que o PAA incentiva os pequenos produtores da agricultura familiar de Três Lagoas, que entregam os alimentos nos seis CRAS.  Ao todo, aproximadamente 650 famílias de Três Lagoas são beneficiadas pelo projeto social e recebem os alimentos da Associação de Atividades Agrícolas e Pluriativas (Agrip) e das associações de agricultores familiares do Assentamento 20 de Março e do Pontal do Faia.
Segundo a diretora, os produtos entregues às famílias têm a qualidade garantida pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural. “A Agraer acompanha todo o monitoramento em relação à qualidade das verduras, que é um critério bem rígido da Conab para a recepção dos alimentos”, destaca.

Para que a comida chegue aos pratos dos moradores, é preciso que as famílias estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). As entregas são feitas três vezes na semana, às quartas, quintas e sextas-feiras.

Às terças-feiras, as verduras e frutas são entregues nas unidades dos CRAS Amélia Jorge, no bairro Interlagos, e Ruth Máximo Filgueiras, na Vila Maria. Já nas quartas-feiras, quem recebe os alimentos são as famílias assistidas no CRAS Ana Maria Moreira, no bairro Vila Verde, e no CRAS São João, localizado no bairro Nossa Senhora Aparecida. Às quintas-feiras, os beneficiados são os assistidos nas unidades Amélia Jorge, no Jardim Glória e no CRAS da Vila Piloto, no próprio bairro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas