Rádios On-line
teste mobile
EMPREGO

Federação registra queda nas homologações por demissões na indústria

Em 2015, somente na subsede da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado, foram realizadas mais de 800 homologações desligamentos

16 FEV 2016 - 13h:05Por Ana Cristina Santos

A crise econômica provocou 1.093 demissões na indústria da transformação em 2015, em Três Lagoas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). O setor têxtil foi responsável por parte dessas demissões.

Em 2015, somente na subsede da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Mato Grosso do Sul, foram realizadas mais de 800 homologações de desligamentos no decorrer do ano.  As homologações feitas na subsede da federação, são de trabalhadores que estavam há mais de um ano nas indústrias. Funcionários com menos tempo de serviço fazem a homologação na própria empresa, quando demitidos, por esse motivo os desligamentos não são contabilizados nos números da federação, mas englobados nos dados do Gaged, que contabiliza todos os tipos de demissões.

Apesar de 2015 ter sido um ano em que muitas demissões foram registradas nas indústrias. O começo de 2016 tem sido diferente. De acordo com a representante da federação, Marisol Pires Barbosa, o número de homologações diminuiu consideravelmente em Três Lagoas, se comparado aos meses anteriores. “No ano passado, teve mês que chegamos fazer 20 homologações por dia. Neste começo de ano, tem dia que temos uma, tem dia que nenhuma”, comentou.

Ainda de acordo com a representante da federação, as indústrias voltaram a contratar. Algumas estão enxugando o quadro, permanecendo apenas com o número suficiente e com os funcionários que realmente querem trabalhar. Desmentindo aos boatos, Marisol disse que as indústrias na área têxtil, química e de plástico- área de atuação da federação- estão funcionando normalmente em Três Lagoas. “As indústrias estão produzindo,  com uma redução, é lógico, por conta da crise, mas estão funcionando”, esclareceu.

 

Deixe seu Comentário