RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Feira de profissões em universidade de Três Lagoas orienta alunos sobre mercado de trabalho

Evento foi realizado através de iniciativa dos acadêmicos da UFMS e ocorreu durante esta sexta-feira (30)

Por Tatiane Simon
30/11/2018 • 17h00
Compartilhar

Uma feira de profissões organizada pelos alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) movimentou o campus 2 nesta sexta-feira, onde mais de 250 alunos do ensino médio da rede estadual de ensino visitaram a faculdade e conheceram um pouco sobre os 12 cursos e as práticas de cada carreira.

O Rafael de Oliveira, por exemplo, tem 16 anos e é aluno do 2º ano do ensino médio e ele já sabe qual profissão quer seguir. “Tenho interesse em me formar em sistemas de formação. Sou muito ligado à tecnologia e informática. Quero explorar ao máximo o que a feira tem a mostrar e estou ansioso para conhecer o bloco deste curso”.

A Ayane de Sousa também sabe qual área pretende seguir carreira. Ela está prestes a encarar o vestibular e diz ter interesse na área da saúde. A jovem deixou a pequena cidade Cacolé, no interior da Bahia, para concluir o ensino médio e fazer uma faculdade em Três Lagoas. Aqui, ela quer estudar, e voltar para terra natal para trabalhar. “Ainda tenho o último ano do ensino médio para decidir qual curso irei estudar. Mas sei que será na área da saúde. Estou entre medicina e enfermagem. Depois de formada, quero voltar para a Bahia e atender por lá. O acesso à saúde naquela região é muito precário e vou voltar para colaborar com aquele povo”, declara.

O objetivo da feira, segundo Wilson Pereira, aluno do 4º de medicina e um dos organizadores do evento, é de mostrar aos alunos três-lagoenses que há uma universidade pública dentro da própria cidade em que moram. “A gente tem visto que muitos alunos da rede pública não vão para o ensino superior. Eles seguem para cursos técnicos por conta da industrialização do município. Já os alunos da rede privada, o que observamos é que eles vão estudar em universidades fora de Três Lagoas. A ideia é que eles conheçam cada curso, os acadêmicos, os professores e a prática de cada carreira no mercado de trabalho”, explica.

De acordo com o professor Helder Silva Luna, do curso de biologia da UFMS, a feira consegue levar ao aluno a experiência entre a prática de cada profissão e também sobre como é a rotina acadêmica de cada curso na universidade. “Aqui [no laboratório de zoologia] o estudante vai conhecer o animal que ele viu lá na escola através dos livros. Dentro de um laboratório ele tem outra experiência. Vê o animal empalhado ou em vidro e é apresentado a eles como é feita as análises laboratoriais. Ele pode, através dessa feira, se conhecer melhor e ver qual área do conhecimento tem mais afinidade”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas