RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Fenômeno da lua azul marca noite de sexta

Repetição da lua cheia em uma mês é fenômeno que ocorre a cada três anos

Por Divulgação
31/08/2012 • 15h03
Compartilhar

 Muitas pessoas estiveram com os olhos voltados para o céu na esperança de acompanhar o fenômeno meteorológico conhecido como lua azul na noite de ontem. Mas, ao contrário do que muitos imaginavam, o fenômeno não alterou a cor do astro em si. O termo refere-se à ocorrência de duas luas cheias em um mesmo mês, quando ela completa sua órbita antes do fim do calendário.  Em agosto, tivemos uma lua cheia no dia dois e ela reapareceu na noite de ontem.


Conforme a astronomia, esse fenômeno ocorre porque o período de fases da Lua dura 29,5 dias, enquanto o nosso mês, exceto em fevereiro, dura 30 ou 31 dias. Assim, cada ano em um calendário solar, contém quase 11 dias a mais que o ano lunar. Por isso, quando a primeira lua cheia aparece no começo do mês, há a possibilidade de completar o ciclo antes do fim do calendário.
 
 Embora não seja um fenômeno especialmente raro, ocorrendo em uma média de cada três anos, ele é celebrado por sua poesia. A beleza da lua cheia, para muitos, consegue aumentar o clima de romance. A última lua azul ocorreu em 31 de dezembro de 2009 e a próxima irá ocorrer em julho de 2015. Já em 2018, o fenômeno deve ser duplicado: ao invés das 12 luas cheias que geralmente ocorrem, o ano terá 14. Isso acontece quatro ou cinco vezes a cada século.
 
 O termo foi registrado pela primeira vez em um panfleto de 1524. Desde então, a expressãouma vez a cada lua azul (once in a blue moon), passou a significar uma ocorrência rara. (Com informações do site G1).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas