RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Ferramenta permite acompanhar andamento de 38 obras com verbas federais

Painel de Obras tem por objetivo monitorar e controlar obras públicas de forma mais transparente

Por Sergio Colacino
26/04/2018 • 17h01
Compartilhar

Uma ferramenta lançada nesta semana pelo governo federal permite a qualquer pessoa acompanhar a situação de obras ligadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses (Siconv) e ao Programa Avançar. Em Três Lagoa, são 38 empreendimentos deste tipo, que juntos somam R$ 563,21 milhões.

É o caso do Centro de Convenções, que começou a ser construído em setembro de 2015. O prazo para a conclusão da primeira fase da obra era setembro do ano seguinte. No Painel de Obras é possível ver o valor do financiamento (R$ 1.015.625,00), o órgão responsável pelo convênio (Ministério do Turismo) e a data final do financiamento (30/04/2018). Na ferramento é possível acompanhar ainda a execução física e financeira (83,15%) da obra.

“Esse painel permitirá, ao cidadão e aos meios de comunicação, fiscalizar e reivindicar obras”, disse o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, durante o lançamento da ferramenta. “A abertura de dados e fornecimento de informações é o caminho correto para o país usar os escassos recursos que tem para a grande gama de responsabilidades do Estado”, completou o ministro interino da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário.

Segundo as informações do Portal, das obras em Três Lagoas com verbas do governo federal desde 2009, 5,26% foram canceladas; 39,47% foram concluídas; 2,63% encontram-se na fase de prestação de contas e mais da metade (52,63%) está em execução. É o caso das obras no Jardim Dourados. Com o serviço de drenagem concluído, os trabalhos entram na terceira fase. Pela ferramenta é possível acompanhar de perto o repasse e o prazo para conclusão, em abril de 2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas