RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Festival de dança começa nesta sexta e traz apresentações de grupos de MS e SP

Os três dias de evento são gratuitos e população poderá prestigiar, além das danças, participar de oficinas

Por Tatiane Simon
27/10/2017 • 07h02
Compartilhar

Três Lagoas recebe a partir desta sexta-feira (27) até domingo (29) a terceira edição do Festival Dança Três, que nasceu com o propósito de conectar Mato Grosso do Sul e São Paulo por meio de três frentes de atuação: a fronteira, a formação e o fazer artístico.

A programação abrange todas as linguagens e expressões da dança. De acordo com os organizadores do evento, o evento é composto por uma Mostra Profissional (com apresentações de quatro companhias de dança convidadas), quatro Oficinas de Formação em Dança, criação de textos críticos sobre as apresentações da Mostra Aberta (que serão publicados no blog do evento), intervenções urbanas e apresentações de rua. Toda programação é gratuita.

Além de promover a formação, o debate e reflexão sobre dança e, levar ao palco apresentações culturais, o Festival busca celebrar os 40 anos de Mato Grosso do Sul.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa é contar com a apresentação de 150 bailarinos dos dois estados, atingir, diretamente, três mil pessoas nas apresentações e, indiretamente, 20 mil com as ações de divulgação. Somado a isso, esperasse envolver 200 pessoas nas rodas de discussão e capacitar 150 participantes em 18 horas de oficinas.

O Festival abrange todas as linguagens e expressões da dança. Conta com a ‘Mostra Aberta’, que reunirá apresentações de mais de 20 grupos de MS e SP que foram selecionados via convocatória; ‘Mostra Profissional’, com apresentações de cinco companhias de dança convidadas; ‘Oficinas de Formação em Dança’; criação de textos críticos sobre as apresentações da Mostra Aberta, intervenções urbanas e apresentações de rua. 

O projeto será realizado por meio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da Fundação de Cultura do Estado (FCMS), Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC) e do Governo do Estado de MS, em parceria da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Oficinas

Com o propósito de promover a capacitação nas diferentes linguagens, incentivar o aprendizado e o aprimoramento em dança e, estimular a troca de conhecimentos, o Festival oferece quatro oficinas: ‘Dança de Salão: ampliando as possibilidades’, com Marcelo Victor da Rosa; ‘Ballet Clássico Intermediário’, com Livia Savoy e Douglas Nossa; ‘Jazz e Dança Moderna’, com Selma Azambuja e, ‘Dança de Rua: House e Vídeo Dance’, com Hugo Campos. As vagas são gratuitas e limitadas. 

Mostra Profissional

Cinco companhias profissionais foram convidadas para apresentarem espetáculos durante os três dias de programação. O Projeto Mov_Ola (SP) apresenta ‘Oroboro’ no dia 27 de outubro, a partir das 20h, na praça Ramez Tebet. A Cia Brasileira de Danças Clássicas (SP) leva ao palco trechos de importantes ballets de repertório, como Don Quixote e O Quebra Nozes, nos dias 27 e 28, a partir das 20h, na praça Ramez Tebet.

Também no dia 28, a Cia do Mato (SP) apresenta o espetáculo ‘Tempos Idos’, a partir das 20h, na praça Ramez Tebet. Já no dia 29, dois espetáculos integram a programação: ‘Poracê - O outro de nós’, da Cia Dançurbana (MS), às 16h30, na Lagoa Maior e, ‘Deslimites’, doGrupo Funk-se (MS), a partir das 20h, também na praça Ramez Tebet. 

Mostra Aberta

Mais de 20 grupos de dança, de MS e SP, foram selecionados para apresentações na Mostra Aberta, que acontecerá de 27 a 29 de outubro, a partir das 20 horas, na praça Ramez Tebet. São eles: Espaço Selma Azambuja, Armazém 67, Estúdio Pantanal em Dança, RHTrês, Grupo Bailah, Street Pop, Projeto Tocando em Frente, Isa Yasmin Cia de Dança, Grupo Camalote, Sintonia de Rua, Grupo Expressão Infantil, Rafael Gomes Barbosa, Centro de Danças Jimmy Eliot, Cry Babies, Ana Rutemberg, Geovanne Silva, Simbiose Street Dance, Grupo de Dança da Funlec, Studio de Dança Bricio Dance, Grupo Denizy Bellydance, Grupo Expressão, Ballet Davi Sanches e Grupo Urbe Dancer.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas