RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Fibria doa kits de respiração autônoma ao Corpo de Bombeiros

Equipamentos poderão ser utilizados em Três Lagoas, Água Clara e Brasilândia

Por Redação
19/02/2013 • 14h55
Compartilhar

A Fibria entregou ao 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros três kits de respiração autônoma. O equipamento é de extrema importância em ocorrências com gases que podem causar intoxicação.

A doação, faz parte do Programa de Segurança Comunitária, que tem como objetivo o levantamento dos riscos ambientais potenciais existentes em Três Lagoas, contemplando a operação de todas as empresas da região para capacitação da defesa civil do município.

Segundo o Major André Delai Rufato, a doação dos kits é de suma importância para o grupamento. “Esse equipamento pode ser utilizado em várias ocorrências, como incêndios, operações com produtos perigosos, ocorrências em locais confinados, entre outros”.

Rufato também lembra que com a utilização desse equipamento várias vítimas da tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, teriam sido salvas. “Se aquelas pessoas que conseguiram sair e retornaram várias vezes para salvar os amigos, estivessem usando este equipamento, elas não inalariam a fumaça e teriam a possibilidade de salvar mais vidas, já que muitos deles morreram após retornar inúmeras vezes ao interior da boate na tentativa de salvar os amigos”.
Os kits de respiração autônoma são compostos por máscara panorâmica, arreio, redutor de primeiro estágio SX-Pro, manômetro mecânico, cilindro de 9 litros em fibra de carbono, máscara auxiliar para resgate com válvula de demanda e mangueira para acoplamento na saída carona e conexão para saída carona, mala para o transporte e armazenamento adequado do kit.

O Major também lembrou que não é necessário a realização de curso para manusear o equipamento, mas as guarnições devem passar por um treinamento. “Nós já tínhamos este tipo de equipamento. Esta doação vem para somar e aumentar a eficiência na realização dos salvamentos. Os kits serão apresentados e haverá uma breve explicação de como utilizar o equipamento de respiração autônoma”.

Em caso de necessidade, os militares do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros poderão utilizar o equipamento no perímetro de Três Lagoas, Água Clara e Brasilândia, que correspondem a sua área de atuação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas