RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Filtro UV: por que ele é tão importante para o cabelo

Isso porque o sol é um oxidante natural

Por Redação
20/12/2017 • 11h29
Compartilhar

Da mesma maneira que acontece com a nossa pele, quando nos expomos ao sol sem proteção adequada, o cabelo pode se tornar vítima do fotoenvelhecimento.

Isso porque o sol é um oxidante natural. Os raios UVA e UVB estimulam a perda de queratina (proteína que compõe a massa capilar), abrem a cutícula e deixam o cabelo mais fraco e poroso. Outras consequências são o ressecamento, o desbotamento dos tingidos, o embaraço, a quebra e a opacidade.

Tem mais: o exagero na exposição solar pode até queimar o couro cabeludo, provocando descamação. A situação fica ainda mais complicada com a presença de vento, água do mar, areia, maresia… Ou seja, fatores que, somados à ação do sol, detonam ainda mais os fios.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quer um exemplo? A areia, em contato com o sal e com o vento, aumenta o frizz. O vento embaraça e causa aqueles nós horrorosos que, na hora de pentear, acabam provocando quebra e pontas duplas.

Para evitar o temido efeito palha, entre os outros perrengues de verão, nada melhor do que incluir no nécessaire produtos com filtro solar na composição. Alguns são tão eficazes, aliás, que deveriam ser adotados durante o ano todo, já que defendem o cabelo de vários tipos de danos.

O filtro solar forma uma película que “encapa” o fio, agindo como uma barreira contra a ação dos raios UV, neutralizando significativamente sua incidência. Na composição de cremes para pentear, que não precisam de enxágue, os filtros UV têm um resultado ainda mais efetivo.

(MDMulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas