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VAI FICAR CARO

Fiscalização aplica multas em donos de lotes sujos

Setor de serviços iniciou a limpeza de áreas, na aplicação de um decreto baixado em dezembro do ano passado

12 JAN 2019 - 07h:45Por Valdecir Cremon

O setor de fiscalização da Prefeitura de Três Lagoas começou, nesta semana, a multar donos de terrenos com sujeira e mato alto. O setor de serviços iniciou a limpeza de áreas, na aplicação de um decreto baixado em dezembro do ano passado como forçar a limpeza de lotes que podem servir de criadouros de insetos, especialmente o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. 

Em apenas dois dias, 40 lotes foram roçados e houve a retirada de lixo e entulhos. Além da multa de 1% do valor de venda do imóvel, contido no carnê do IPTU, cada proprietário terá de pagar R$ 4,78 por metro quadrado do terreno limpo. "Vai ficar bem mais caro do que se fizesse com mão de obra particular", disse o secretário de Infraestrutura em exercício, Adriano Barreto. 

O trabalhador braçal José Roberto de Souza disse que, geralmente, cobra entre R$ 150 e R$ 200 pela limpeza de um terreno de 200 metros quadrados. "Um terreno com 100 metros [quadrados], por exemplo, terá multa calculada por seu valor venal e taxa de R$ 4,78 pela limpeza", estimou Adriano Barreto. 

Para Jovelina Domeni Brota, dona de dois lotes no  bairro Paranapungá, as mulas são elevadas. "Por que cobrar tão caro?", disse, sobre ter sido autuada. "Eu vou mandar limpar antes do fiscal passar aqui. Senão, vai ficar muito caro. Não posso pagar", afirmou. 

O bairro é um dos que possuem maior incidência de casos de dengue. 

MEU BAIRRO LIMPO


Adriano Barreto revelou que a prefeitura prepara a retomada do programa "Meu Bairro Limpo", executado pela última vez em 2018. Equipes de funcionários municipais vão coletar lixo e retirar entulhos de Terenos. Não há data definida para o trabalho. 

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