RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

‘Foliões devem ter cuidado redobrado com dengue e DST’s'

Infectologista fala sobre doenças e prevenções para curtir a folia com segurança

Por Loraine França
23/02/2020 • 07h00
Compartilhar

Mato Grosso do Sul está em alerta devido ao número de casos de dengue que, segunda a Secretaria Estadual de Saúde, ultrapassa 16 mil notificações. E por conta da ida e vinda de pessoas no Carnaval, a infectologista Patrícia Alexandrino recomenda que os foliões recorram ao uso de repelentes para evitar o contágio da doença que já vitimou 12 pessoas no Estado.

Como o Carnaval é época de alegria e do aumento do consumo de álcool, Patrícia ressalta, ainda, a importância do uso de preservativos, já que os casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) podem se propagar nesta época do ano. 
Em entrevista à rádio CBN Campo Grande, a especialista falou doenças mais comuns no carnaval e as formas de prevenção para curtir a folia com saúde. 
 
Estamos enfrentando um momento crítico de dengue. Pessoas acabam indo para outras regiões e isso pode ser um problema ou não? 

PATRÍCIA Na verdade, sim. O Brasil já registrou mais de 70 mil casos de infecções pelo vírus da dengue e pode ser um problema sim. Então, a recomendação é o uso de repelentes. As pessoas poderiam aproveitar o feriado do carnaval e fazer o dever de casa, limpar os quintais, porque nós sabemos que, infelizmente, os focos do vetor do mosquito são, predominantemente, domiciliares. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gente sabe que é comum essa transição de regiões. Essa migração de pessoas favorece em alguma coisa? Ou não? É só um cuidado especial em relação ao período que o Estado está vivendo? 

Em relação a dengue, a gente tem casos notificados em praticamente todas as cidades então, não tem tanta alteração. O que favorece a proliferação de infecções virais é a aglomeração de pessoas. No momento que você tem aglomeração de pessoas, principalmente, as doenças que são transmitidas por via respiratória, têm mais chance de serem transmitidas. Agora, no carnaval a gente sempre fala em relação às infecções sexualmente transmissíveis. As pessoas acabam bebendo um pouco mais, descuidando. Então, é importante lembrar sempre do preservativo. A infecção pelo HIV ainda é muito prevalente entre a população, especialmente entre os jovens e indivíduos com mais de 50 anos. 

É impressão minha ou tem se falado menos sobre AIDS, sobre contaminação? A gente percebe que o foco da notícia é cíclico. 

Sem dúvida. A gente tem momentos que acaba falando mais. A gente tem 30 anos de epidemia, já estamos desde 1996 com a terapia de retroviral, que foi um grande avanço. Hoje em dia, a gente tem tratamento para os pacientes, mas é uma doença que tem prevenção, então, é importante que as pessoas usem o preservativo, se forem ter um comportamento de risco. Não existem grupos de risco e sim comportamentos de risco que é ter uma relação sexual sem uso do preservativo. 

E pra quem tem a intenção e gosta de brincar todos os dias, a gente sempre fala da hidratação. O calor é um motivo a mais para se hidratar? 

A hidratação, os dias quentes e a pessoa fazendo atividade física durante a folia, é importante que a pessoa tenha sempre uma garrafinha e, lembrando que, com o álcool a pessoa acaba se desidratando mais rapidamente. Então, se ela estiver consumindo bebida alcoólica, lembrar de consumir água porque vai ajudar até na ressaca.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas