RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Fuligem de queimadas suja residências e gera transtorno a moradores

Corpo de Bombeiro atendeu 144 ocorrências de queimadas, somente neste ano, em Três Lagoas

Por Kelly Martins
04/07/2017 • 10h20
Compartilhar

O aumento das queimadas em terrenos baldios em Três Lagoas tem causado transtorno aos moradores de diversos bairros. Além da fumaça, eles enfrentam também a fuligem, pó preto que está invadindo as casas, causando sujeira e ainda gerando risco à saúde. Os incêndios são localizados em áreas abandonadas, espalhadas pela cidade, pastagens e de vegetação. 

O problema foi registrado por moradores de diversos pontos de Três Lagoas. O bairro Quinta da Lagoa, por exemplo, está na lista. Lá, a dona de casa Maria Adelaide, de 47 anos, contou que deixou de lavar a roupa durante o dia. “Eu coloquei várias peças no varal, no período da tarde, e quando fui pegar estava cheia de fuligem. Tive que lavar tudo de novo. Aí, comecei a fazer isso à noite e até agora não tive problema”, relatou ao JPNEWS.

No bairro Vila Piloto a situação não é diferente, assim como no Set Sul. Nos dois pontos há muitos terrenos baldios, que estão servindo de lixão. Os moradores alegam que algumas pessoas tentam combater a situação ateando fogo e, por isso, as queimadas são constantes, o que tem gerado incômodo.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando acordo, o meu quintal está infestado desse pó preto e todos os dias tenho que lavar a área da parte da frente da minha casa. As pessoas não se conscientizaram que queimar lixo gera mais problema ainda”, avaliou uma moradora do Vila Piloto, que preferiu não se identificar.

De acordo com o 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Três Lagoas, a fuligem chega até à casa trazida pelo vento. As cinzas que sobram das queimadas cobrem quintais, uma situação que incomoda não apenas pela sujeira que fica, mas também pelos problemas que podem causar à saúde.

Os bombeiros frisam ainda que a previsão é que as ocorrências de queimadas aumentem nesse período por conta da estiagem na região, já que não há previsão de chuva. De janeiro a junho deste ano foram registrados 144 focos de incêndio no perímetro urbano. O número corresponde a 31% do que foi atendido pelas equipes durante 2016.

Multas
Em Três Lagoas é proibido atear fogo em lixo, matas, lavouras, campos alheios ou em quaisquer outros objetos, mesmos nos próprios quintais, de acordo com a lei municipal nº 2.418, de 23 de dezembro de 2009, art. 26, inciso VII. A multa é de R$ 446.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas