RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Gabinete é o elo das relações da prefeita com o cidadão

Cabe ao Gabinete dar todo o suporte para que a população se sinta acolhida

Por Divulgação
01/02/2013 • 16h58
Compartilhar

Na reestruturação administrativa para o exercício do mandato de prefeita de Três Lagoas para os próximos quatro anos, Marcia Moura (PMDB) escolheu e nomeou Silvania Bersani para o cargo de Chefe de Gabinete. 

Nascida em Mirandópolis (SP), Silvania reside em Três Lagoas desde 1994, quando veio para estudar como acadêmica de Geografia, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Professora nas Faculdades Integradas AEMS, a geógrafa Silvania também fez Mestrado em Desenvolvimento Regional, em Aquidauana.

Desde 1998, até ser nomeada Chefe de Gabinete, foi assessora técnica da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.

Entre as múltiplas atribuições do Gabinete, contidas na Lei 2.641, de 4 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a reestruturação administrativa da Prefeitura de Três Lagoas, Silvania tem como “importante desafio” ser o principal elo da prefeita Marcia Moura com os cidadãos.

“Além da articulação e contato com as demais Secretarias, cabe ao Gabinete dar todo o suporte à governabilidade da Marcia como prefeita de Três Lagoas”, resumiu Silvania.

Para a Chefe de Gabinete, “o suporte da governabilidade” consiste numa série de ações e detalhes de atendimento à população em geral, órgãos governamentais, entidades, instituições e associações.

Isso quer dizer que “tudo tem que chegar à prefeita Marcia Moura por meio do Gabinete. E para que seu trabalho como prefeita seja possível, é necessário que lhe seja dado todo o suporte  e acompanhamento de tudo o que acontece e vem sendo feito pelas demais Secretarias Municipais, explicou Silvania.

“Todos querem falar com a Marcia, mas isso é praticamente impossível porque são muitas e complexas as suas responsabilidades como prefeita de Três Lagoas e Chefe do Executivo Municipal”, observou.

“É aí que entra uma das minhas funções, o de ser elo com a prefeita, atendendo a todos e procurando dar respostas que solucionem ou encaminhem o pedido ou problema para solução imediata, como quer a nossa prefeita”, disse a chefe de Gabinete.

HABILIDADES
Para tanto, Silvânia tem que fazer uso de enorme bagagem de habilidades que possui, entre elas a gentileza, atenção com as pessoas e a sinceridade no trato com todos os tipos de reivindicações e problemas que chegam ao Gabinete. 

“Como representante da prefeita Marcia Moura, secretária pessoal, falando e respondendo aos cidadãos em nome dela, tenho que ser honesta e sincera, sem usar do artifício de falsas e impossíveis promessas”, ressaltou.

“Por vezes é duro porque alguns não compreendem, mas temos que ser claros e precisos nas nossas respostas ao cidadão. Não podemos alimentar ilusões, quando a própria Lei nos proíbe de atender ou resolver alguns tipos de problemas que chegam aqui”, observou Silvânia.

“O importante de tudo, conforme a prefeita Marcia Moura nos tem orientado e pedido, é que a população se sinta acolhida, ouvida e sempre saia do Gabinete com uma resposta, seja ela positiva ou negativa, mas que seja sincera”, disse.

PROTOCOLO E CORRESPONDÊNCIA
Também é atribuição do Gabinete toda a correspondência dirigida à prefeita Marcia Moura e todo o atendimento e reivindicações protocoladas pelos servidores públicos.

Além do telefone que é acessado continuamente, levando à prefeita todo o tipo de reclamação, reivindicações e opiniões, através do Gabinete, Silvânia tem que estar a par de todo o organograma estrutural e funcional da Administração Pública Municipal, para que tenha condições de dar respostas e encaminhamentos satisfatórios à população.

A Chefe de Gabinete também é importante elo da prefeita Marcia Moura com o Poder Legislativo, atendendo ou encaminhando a quem é devido todas as reivindicações dos vereadores. Ao mesmo tempo, Silvânia também tem que estar a par dos necessários contatos que a prefeita precisa manter com os órgãos e instituições governamentais do Estado e da União, notadamente com a Governadoria Estadual, Secretários de Estado,  Ministérios, Bancada Federal de Mato Grosso do Sul (Senadores e Deputados Federais) e Ministério Público.

Ao lado dessas inúmeras atribuições, que exigem acompanhamento e presença em todos os atos da prefeita, estão também ligados diretamente à Chefe de Gabinete o órgão municipal do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor  (Procon) e a Assessoria de Comunicação Social.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas