RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Governador e presidente da Eldorado participam da inauguração de ramal

Ramal de distribuição de gás natural para atender fábrica de celulose foi orçado em R$ 55 milhões

Por Ana Cristina Santos
16/05/2016 • 14h31
Compartilhar

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), participou na manhã desta terça-feira (16), em Três Lagoas, da inauguração do ramal de distribuição de gás natural, com 42 quilômetros de extensão, que atenderá demanda da fábrica de celulose da Eldorado Brasil, instalada na cidade.

A obra, orçada em R$ 55 milhões, foi executada em 21 meses pela empreiteira CMT- Engenharia, contratada pela Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGás), que assinou nesta terça-feira contrato com a Eldorado para o fornecimento de cerca de 140 mil metros cúbicos por dia à fábrica de celulose. O contrato é de 150 meses, e a Eldorado já está utilizando o gás natural.

Além do governador, estiveram presentes, a prefeita Márcia Moura (PMDB); José Carlos Grubisich, presidente da Eldorado; Rudel Espíndola Trindade Junior, diretor- presidente da MSGás; Marcelo Miglioli, secretário de Infraestrutura; Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico; Sérgio de Paula, chefe da Casa Civil, além do deputado estadual Ângelo Guerreiro, do presidente  e dos prefeitos de Aparecida do Taboado e Selvíria,  Robson Samara, e Jaime Soares,  respectivamente, entre outros.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor-presidente da MSGás destacou que a obra e o contrato para o fornecimento do gás não foram fáceis de serem executados. “Uma obra importante, que exigiu tecnologia e novos métodos para atravessar a ponte do rio Sucuriú. Do ponto de vista comercial, estamos com um contrato para fornecer 140 mil metros cúbicos de gás natural, por dia, à Eldorado. Isso garante rentabilidade para a MSGÁS, economia para a Eldorado e impostos para o governo do Estado”, salientou.

O presidente da Eldorado disse que a construção desse ramal foi um processo longo com muitos obstáculos, mas que no final deu certo. “Isso representa um benefício de custos significativo, e fará com que a Eldorado se torne ainda mais competitiva. A Eldorado já é a empresa de celulose com menor custo de produção do mundo, mais competitiva e rentável. E o gás vem consolidar essa  posição, além de criar base para o projeto de expansão”, destacou.

Já o governador comentou que esse ramal proporciona mais competitividade para a empresa, conforme previsto nas condicionantes das licenças ambientais emitidas para a Eldorado Brasil. Além disso, destacou que esse ramal contribuirá para o processo de construção da segunda linha de celulose da Eldorado.

Ainda em seu discurso, o governador destacou que Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais tem recebido investimentos privados, mesmo neste momento de crise. Por esse motivo, vai lançar nos próximos dias o Programa de Parceria, Público, Privado. (PPP) para a área de saneamento. A intenção é viabilizar um maior percentual de rede de esgoto nos municípios, em curto prazo.

HOMENAGEM
Durante a solenidade da entrega da obra foi anunciado que o ramal do gasoduto construído será denominado Issam Fares, ex- prefeito de Três Lagoas no período de 1997 a 2004. Os filhos do ex- prefeito e uma das nora estiveram presentes para receber a homenagem.

Reinaldo Azambuja destacou que a homenagem é justa porque Issam foi quem deu início ao processo de industrialização na cidade e que a obra do ramal está contribuindo para isso. “Hoje estamos colhendo o fruto da semente que Issam plantou”, declarou.

Autor do projeto de lei que dá nome de Issam Fares ao ramal, o deputado estadual Ângelo Guerreiro (PSDB), disse que a assessoria do governo entrou em contato com ele para saber quem poderia ser homenageado com essa obra. Disse que, imediatamente pensou no nome do ex-prefeito pelo fato de ter sido o administrador que contribuiu com o início do processo de industrialização da cidade.

Márcia Moura também considerou a homenagem justa, além de ter ressaltado a importância da obra para essa fábrica que contribuiu com o desenvolvimento da cidade e geração de empregos.

Emocionado, Issam Fares Junior, filho do ex-prefeito, agradeceu pela homenagem e falou da trajetória do pai que, segundo ele, contribuiu para que Três Lagoas recebesse tantas indústrias.

Filho de Issam Fares recebe a homenagem 

Governador em conversa com o empresário Rosário Congro Neto

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas