RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Governador entrega licença de funcionamento da International Paper

A fábrica de papel em Três Lagoas representa um investimento de US$ 300 milhões

Por Redação
18/12/2008 • 14h44
Compartilhar

O governador André Puccinelli entrega amanhã (19) a licença ambiental que garante o início das operações da International Paper, em Três Lagoas. O documento, assinado pelo diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, autoriza a empresa a fabricar papel branco de imprimir e escrever, numa escala de até 250 mil toneladas/ano. Numa outra fase, conforme previsão do próprio empreendimento, a capacidade atingirá 500 mil toneladas/ano. A solenidade acontece às 11h15, na Governadoria.

A fábrica de papel em Três Lagoas representa um investimento de US$ 300 milhões e vai gerar 220 empregos diretos e aproximadamente 100 terceirizados. Com a ativação prevista para o início do próximo ano, a empresa prevê ampliação da sua produção no Brasil para 1 milhão de toneladas de papel ao ano. As outras unidades da IP estão instaladas em Mogi Guaçu e Luiz Antônio, no interior de São Paulo. No início deste mês a empresa iniciou os testes das máquinas (fase chamada de comissionamento). O papel Chamex no formato A4, já está sendo cortado, embalado e paletizado em Três Lagoas. As bobinas de papel estão sendo trazidas das outras duas unidades existentes em São Paulo.

O projeto para construção de uma fábrica em Mato Grosso do Sul existe há aproximadamente duas décadas, quando a IP começou a plantar as primeiras florestas em Três Lagoas. Em 2006, a empresa realizou uma troca de ativos com a VCP. Pela troca, a IP adquiriu a fábrica de papel e celulose de Luiz Antonio e a VCP ficou com a base florestal no Mato Grosso do Sul e ainda com o projeto da fábrica de celulose.

Neste mês de dezembro, a International Paper concluiu mais um dos marcos na construção da Fábrica de Papel em Três Lagoas. Após os testes das máquinas (fase chamada de comissionamento), a linha de acabamento da nova unidade foi entregue. O papel Chamex  no formato A4, já está sendo cortado, embalado e paletizado em Três Lagoas. As bobinas de papel estão sendo trazidas de São Paulo. A previsão é de que em janeiro sejam iniciados os testes com celulose para que, em fevereiro, a fábrica entre em pleno funcionamento.

As fábricas da Votorantim e International representam o maior investimento privado de Mato Grosso do Sul, e devem aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 0,15%, o PIB do Estado em 13% e a economia do município de Três Lagoas em 300%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas