RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Governo disponibiliza R$ 5 bi para projetos no setor de turismo

Projetos e financiamentos foram assunto de encontro entre lideranças do setor na Região Costa Leste

Por Sergio Colacino
05/04/2018 • 06h30
Compartilhar

O Ministério do Turismo lançou nesta semana o Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo), que vai destinar R$ 5 bilhões para projetos no setor. Com o programa, estados e municípios terão acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados em instituições parceiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Esse tema foi assunto de um encontro com lideranças da Região Costa Leste do estado no fim de março.

Para acessar o recurso, os interessados têm de integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, um sistema que já conta com 3.285 cidades e 328 regiões turísticas. De acordo com o Ministério do Turismo, as propostas para obtenção de financiamento deverão contemplar, principalmente, projetos na área de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do programa priorizam também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.

Em Três lagoas, um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) quer ampliar o setor do turismo na Costa Leste. No fim do mês passado, o grupo se reuniu em Aparecida do Taboado. Foi a segunda reunião dos pesquisadores com representantes dos municípios da região. “Nesse encontro abordamos projetos e fontes de financiamento. Os financiamentos existem. O Brasil é carente de bons projetos. Todos os anos sobra dinheiro nos ministérios e fundações”, diz o coordenador do projeto, o professor-doutor Luiz Netto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas