RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Governo do Estado anuncia programa para avicultores e suinocultores

Três Lagoas produz, ao ano, aproximadamente 75 mil dúzias de ovos

Por Renata Prandini
01/02/2016 • 20h53
Compartilhar

Avicultores e suinocultores de Mato Grosso do Sul terão um programa específico para melhorar a competitividade nos setores. A criação do programa foi anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) nesta segunda-feira, dia 1º, durante encontro com representantes dos dois setores.

De acordo com informações do Portal Notícias MS, do governo estadual, no encontro, foram abordados temas como tarifação de energia, infraestrutura e sanidade animal. O assunto principal, no entanto, foi soluções para o barateamento dos custos da energia elétrica, principal gasto para a produção.

Eduardo Riedel, secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, informou que esse programa vinha sendo construído já alguns meses, quando foi realizado um cronograma de reuniões a serem realizadas. O Programa de Competitividade deverá ser lançado em março.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo o governo estadual, no ano passado, o abate de frangos em Mato Grosso do Sul superou a marca de R$ 170 milhões de aves, o que equivale a uma alta de 7,7% em relação a 2014. Já as vendas de carne suína para o mercado externo caíram de um ano para outro, de 16,6 mil toneladas em 2014 para 14,6 mil toneladas em 2015. A queda corresponde a 12%.

TRÊS LAGOAS

Em Três Lagoas, a produção nessas duas culturas segue estável. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2014, o município possuía uma criação de 39.854 aves, que resultaram em 75 mil dúzias de ovos produzidos, o equivalente a um valor de R$ 218 mil. Em comparação ao ano anterior, houve um aumento de 101 aves.

Já a criação de suínos conta com 5.488 cabeças, sendo 782 delas matrizes. O número corresponde a uma leve queda em comparação ao ano anterior. Em 2013, o rebanho era de 5.532 suínos e 785 matrizes. Os dados de 2015 ainda não foram divulgados pelo instituto.

O encontro contou com a participação de Adroaldo Hoffman, presidente da Associação de Avicultores de Mato Grosso do Sul (Avimasul); deputados Zeca do PT e Vander Loubet, e Arão Moraes, presidente da Associação de Suinocultores de Mato Grosso do Sul. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas