RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Governo pede ajuda à União para concluir dois hospitais

Governador se reúne com ministros em busca de apoio e recursos para projetos que considera essenciais a Mato Grosso do Sul

Por Márcia Paravizzi
26/01/2019 • 08h02
Compartilhar

O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), esteve em Brasília nesta semana para apresentar aos novos ministros demandas urgentes para o Estado. Azambuja percorreu ministérios e órgãos do governo federal, como a Casa Civil e os ministérios da Saúde e o da Agricultura  Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa). 

Com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Azambuja discutiu a proposta que cria uma Central de Compras Nacional de materiais a serem usados pelos Estados e municípios. Segundo o governador, Mandetta ficou de analisar com a procuradoria jurídica a possibilidade de o próprio Ministério organizar este sistema, que funcionaria como Central de Compras Nacional, sendo que os estados poderiam aderir estas atas e reduzir seus custos na área de saúde. 

O governador também pediu aumento de recursos para as secretarias de saúde das prefeituras e equipamentos para os hospitais regionais de Três Lagoas e de Dourados. “Será para o ano que vem. O ministro [Mandetta] pediu para elencar os equipamentos que precisamos e as parcerias”, afirmou.
No ministério da  Agricultura,  em reunião com a ministra Tereza Cristina, o governador discutiu como tornar Mato Grosso do Sul área livre de febre aftosa sem vacinação. “Temos etapas do governo federal e do Estado, que devem ser cumpridas”, observou.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Azambuja também discutiu a regularização fundiária no Estado - ação conjunta com a União, que vai beneficiar 50 mil assentados. 

O programa Resenha Virtual de Equídeos para identificação e trânsito de animais também foi discutido no Mapa. O governador disse que os testes com o aplicativo foram positivos, mas agora o estado quer o aval do Governo Federal.  

Azambuja também falou com Tereza Cristina sobre a construção de mais estações meteorológicas para cobrir todo o Estado. O projeto tem um custo em torno de R$ 3 milhões, valor pleiteado no Ministério. Também foi discutida a construção do Ceasa de Dourados. 

Tereza Cristina disse que “o governador trouxe demandas que já conheço como o Ceasa de Dourados e o  convênio com a  defesa sanitária. São demandas importantes para o estado. E eu como ministra e deputada federal pelo MS tenho o maior interesse em ajudar o Estado para que esses pleitos sejam atendidos ainda este ano”, adiantou.  

COM ONIX
Na sua passagem de dois dias por Brasília o governador sul-mato-grossense também esteve com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni. Azambuja   pediu celeridade na execução de projetos relacionados à segurança na fronteira; falou sobre as rotas bioceânicas, ferroviária e rodoviária,  importantes para o Estado e o Centro-Oeste. Também discutiu a concessão da rodovia BR-163, que corta o Estado. Azambuja avaliou positivamente sua passagem pela Capital Federal. “Todas as reuniões foram extremante produtivas, levamos para os ministros as principais demandas do Estado”, disse. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas