Rádios On-line

Grades impedem há nove meses acesso à igreja de Santo Antônio

População está impossibilitada de ter acesso à pracinha

24 JAN 2013 - 08h:39Por Arthur Freire/JP

Há nove meses a igreja de Santo Antônio de Três Lagoas, a primeira de Três Lagoas, está fechada. A praça no seu entorno também está obstruída por grades de ferro . Os fiéis estão impedidos de entrar na igreja e a população de um modo geral impossibilitada de ter acesso à pracinha, em razão da decisão da Diocese de fechar o local para proteger o local da ação de vândalos. A cerca na praça foi instalada logo depois que vândalos profanaram a igreja.

Passado todo esse período, o bispo Dom José Moreira Bastos ainda não promoveu a reparação e benção na igreja, como determina o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, já que houve um desrespeito ao local sagrado. Com essa decisão unilateral, considerada polêmica, os fiéis ficaram impedidos de frequentar a igreja. A pedido da Diocese, a Prefeitura, como forma paliativa de resolver o problema do vandalismo que reocupava a todos, cercou a igreja com grade, impossibilitado também a população de ter acesso à pracinha.
Além de ser um local considerado ponto turístico, a pracinha sempre foi ponto de encontro da família, desde a fundação de Três Lagoas. Consumidores que fazem compras no centro comercial paravam na praça para descansar. A diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri Garcia, alega que a responsabilidade pelo local é da Diocese e não da Prefeitura. Ela disse que a administração municipal colabora na preservação do patrimônio público, em razão do tombamento do complexo – igreja e praça.

Vickie disse que a administração municipal está tentando viabilizar recursos para fazer a restauração do local. Segundo ela, Já foi feito todo um trabalho de prospecção na construção para conduzir o processo de restauração, que é lento e meticuloso. No fim do ano o local foi aberto, mas vândalos acabaram prejudicando o trabalho de identificação da cor natural da igreja, trabalho necessário para que seja iniciado o processo de restauração.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13