Rádios On-line

Gráfica é uma das 600 atividades industriais de Três Lagoas

Metade dos estabelecimentos do setor industrial é de microempresas do setor de panificação, alimento e sorvete

26 MAR 2013 - 09h:09Por Danilo Fiuza/JP

Quando o assunto é indústria, imaginam-se logo as grandes empresas, com suas enormes caldeiras, grandes chaminés e geradores. Na faixa de estabelecimentos industriais de grande e médio portes, no entanto, elas somam 93. Considerando as de pequeno porte, o número salta para 344. Com as microempresas – padarias, sorveterias, cozinhas industriais e outros ramos de atividades menores -, os estabelecimentos ligados à indústria em Três Lagoas chegam a aproximadamente 600, segundo dados da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Com o robusto e diversificado parque industrial, formado por três distritos e áreas não zoneadas, Três Lagoas detém a primeira posição no ranking de exportações. “Há espaço, logística, energia e incentivos fiscais, que são os fatores que levam as indústrias a se instalarem no município”, diz.

Segundo ele, a Prefeitura analisa incentivos para unidades industriais nos setores químico, moveleiro, produtos florestais, estruturas metálicas e de fiação. Nesses mesmos ramos, as indústrias já instaladas promoverão ampliação, como a Cargill, que ativou sua fábrica de biodiesel, a Fatex, do setor têxtil, a Metalfrio, da linha branca, a MK Química e a Somopar, no segmento moveleiro. Há ainda indústrias que estão sendo implantadas, como a NIT, de fiação, no setor florestal, Embalatec e Neutraliza, de embalagens e tratamento de madeira, e de concretagem, cuja ativação ocorrerá neste ano.

Até a metade do ano passado, formalmente regularizadas, estavam instaladas no principal Distrito Industrial, onde se concentram as indústrias da transformação, setor têxtil e alimentação, 40 empresas. Fora do zoneamento ambiental, operam 53 indústrias de grande e médios portes.

As maiores indústrias instaladas em Três Lagoas atuam nos ramos da transformação, alimentação, óleo comestível; setor têxtil, embalagens plásticas, de papel, madeira e alumínio; cabos e filamentos, montadora de veículos e linha branca (freezers e refrigeradores).

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13
  • Programas: