RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

‘Guerra do glifosato’ pode prejudicar safra de Verão

Ambientalistas e produtores divergem sobre uso de produto, necessário à agricultura

Por Éder Campos
19/08/2018 • 14h16
Compartilhar

Faltando pouco menos de um mês para o início da safra de Verão 2018/19, o antagonismo entre agricultores e ambientalistas radicais pode resultar em desastre econômico para a balança comercial brasileira. O alerta vem de várias instituições rurais, que afirmam que sem o glifosato, de nome comercial mais conhecido como Roundup, o plantio da soja ficará inviável, pois pode trazer perdas e baixa produtividade. Quase 100% da soja produzida no Brasil é plantada em sistema de plantio direto ou plantio na palhada. 

Os produtores utilizam uma gramínea, normalmente a braquiária ruzizienses, para produzir uma palha originada depois da dessecação com o herbicida em questão. Essa palhada é favorece altamente a produtividade, pois age como uma camada termorreguladora de temperatura e umidade ideais para o desenvolvimento da planta no estágio inicial ao mesmo tempo ao se decompor torna-se matéria orgânica para o solo, um adubo natural.

Pesquisas da Embrapa comprovam que plantar soja em solo cultivado com forrageiras pode aumentar em quase 50% a produtividade da oleaginosa porque permite altas adições de biomassa por ano na área a ser cultivada, aumentando os estoques de carbono no solo. O plantio das forrageiras melhora as características físicas do solo, reduz a ação das plantas daninhas e diminui a aplicação de herbicidas nas lavouras durante o desenvolvimento vegetativo da planta.

É isso que os agricultores não querem perder. “Sem glifosato não tem safra no Brasil”, disse o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Antonio Galvan. Ele lembra que o Brasil adota o sistema de plantio direto, que é a semeadura da nova safra diretamente após a colheita da anterior. O Mato Grosso é o maior produtor do de soja no mundo e o grão é o principal produto exportado pelo Brasil que em breve deve ser o maior produtor mundial, posto atualmente ocupado pelos EUA.

O glifosato é um herbicida sistêmico de amplo espectro e dessecante de culturas. É um composto organofosforado, especificamente um fosfonato. É usado para matar ervas daninhas, especialmente as folhosas perenes, e gramíneas que competem com as culturas. Foi descoberto pelo químico da Monsanto, John E. Franz, em 1970, a empresa trouxe para o mercado em 1974.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas